Rio de Janeiro Um ônibus com 18 turistas ingleses foi assaltado no Aterro do Flamengo por volta das 23h15 de ontem. Eles tinham acabado de desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim e estavam na altura do Museu de Arte Moderna quando foram interceptados pelos bandidos.
Os ladrões estavam em uma Pajero preta e pararam o ônibus dizendo ser policiais. Três homens fortemente armados invadiram o veículo, um deles segurava uma granada. Os turistas entregaram seus pertences, o único que ofereceu resistência levou uma coronhada na cabeça.
As vítimas não quiseram prestar depoimento. Eles preencheram formulários na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) e voltaram para o hotel, escoltados pela Polícia Militar. Somente o motorista do ônibus e a guia de turismo prestaram depoimento.
Segundo o chefe de Polícia Civil, Ricardo Hallack, as agências de turismo deveriam pedir à polícia reforço da segurança na chegada de estrangeiros.
"As agências de turismo executivo podem fazer contato prévio com a polícia. Teremos o maior prazer em fazer o acompanhamento. Em nenhum lugar do mundo há policiamento em 100% dos lugares, disse. Hallack afirmou ainda que as empresas deveriam ser mais criteriosas na escolha de seus funcionários.
"Os bandidos sabiam com certeza que aquele era um ônibus de turismo e para onde estava se dirigindo, disse.
Freqüência
Os assaltos a turistas se tornaram mais freqüentes em 2006. Somente no primeiro semestre houve um aumento de 6,5% na comparação com igual período do ano anterior. Acompanhe no texto ao lago alguns casos recentes de assalto a turistas no Rio de Janeiro.