ParanáTV mostrou nesta sexta-feira (9) como será o funcionamento do serviço
Mais do que um instrumento voltado para o lazer, uma forma de prestação de serviço público. O Twitter, rede social da moda na internet, tem sido uma boa opção para orientar motoristas que trafegam pelas principais rodovias do Paraná.
A página da regional paranaense da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no microblog foi criada há quase dois meses, no dia 10 de agosto. A ferramenta, pensada inicialmente com o propósito de facilitar a comunicação com a imprensa, acabou tornando-se mais popular entre o público que viaja pelas estradas. No endereço www.twitter.com/191parana, as mensagens de até 140 caracteres fornecem informações sobre operações, bloqueios, congestionamentos e condições de tempo nas rodovias, além de dicas de educação de trânsito e dados de veículos recuperados pela PRF.
O primeiro grande teste desta página no Twitter aconteceu no último feriado prolongado da Independência, que durou quatro dias para a cidade de Curitiba em razão do dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira municipal - e três dias para o restante do Paraná. "Várias pessoas nos mandaram mensagens dizendo que, baseados nas informações do Twitter, planejaram a viagem e utilizaram a estrada em horários de menor fluxo", conta o inspetor Fabiano Moreno, chefe da Comunicação Social da PRF. O serviço parece realmente ter sido útil aos condutores, já que, desde o recesso, o número de seguidores do perfil da PRF mais do que dobrou: passou de 250 para 608 em pouco mais de um mês.
Mais pessoas devem começar a acompanhar as informações na internet a partir deste sábado (10), quando se inicia o feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Serão três dias de recesso até a próxima segunda-feira (12) e o movimento promete ser elevado nas estradas, principalmente em direção ao litoral paranaense e catarinense. O tráfego também deve ser intenso no caminho para interior do estado.
Seguidores
Entre os seguidores do Twitter da PRF está Gustavo Trevizan, diretor de marketing de um hotel em Guaratuba, no litoral do Paraná. Ele relata que o serviço facilitou o trabalho dos funcionários do local de hospedagem. "Antes, sempre tínhamos que ligar para eles para informar os hóspedes sobre as rodovias. Além de demorar mais, nem sempre os dados eram atualizados", diz.
Os computadores da recepção do hotel têm à disposição o microblog que informa sobre as condições das estradas para as pessoas que estão deixando o lugar ou chegando para se hospedar. "O hotel também tem um Twitter e sempre repassamos as informações para os nossos seguidores. Assim eles têm mais facilidade para viajar até aqui", afirma Trevizan.
Expansão
Por enquanto, as informações em tempo real são fornecidas apenas nas estradas que passam por Curitiba e região metropolitana, onde a PRF possui uma central de operações. Os dados que chegam do interior acabam postados no microblog com atraso. Para que isso não aconteça, nos próximos meses o serviço deve ser expandido para outras regiões do estado. "Queremos colocar o Twitter nas delegacias da PRF em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu", revela Moreno.
Entre as seções de todo o Brasil, a PRF parananense foi a primeira a implantar uma página no Twitter. O exemplo já foi seguido pelo órgão nos estados do Amapá, Ceará, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. A central nacional da PRF, em Brasília, já mostrou interesse de implantar o serviço que vai poder monitorar as rodovias de todo o país.
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