O aplicativo Uber pretende lançar o serviço de operação das caronas compartilhadas em Curitiba já nas próximas semanas. A informação foi divulgada para motoristas interessados em estabelecer parceria com a multinacional. Oficialmente, a empresa não confirma o início da operação na capital paranaense. Mas o cadastro para motoristas interessados está aberto desde o dia 16 de fevereiro.
Em comunicado enviado aos interessados, a empresa divulgou que pretende lançar em Curitiba o uberX, versão mais barata do serviço, que aceita qualquer tipo de carro, desde que seja um modelo com quatro portas, ar-condicionado e posterior a 2008. Um mesmo carro pode ter mais de um motorista cadastrado.
A empresa está na fase de prospecção para cadastrar um número de motoristas aptos em número suficiente para dar conta da demanda na cidade. Hoje muitos curitibanos já tem o aplicativo instalado e questionam a Uber sobre o serviço. Além disso, os motoristas parceiros são livres para ficar online a qualquer horário. Como não há obrigação de um número mínimo de horas diárias, não há como estimar um número mínimo de motoristas necessário para lançar o serviço.
Para incentivar o cadastro do maior número possível de pessoas, a empresa aposta no sistema de indicação. Cada motorista pode convidar quantos amigos quiser para utilizar o sistema. Se o convidado fizer um número mínimo de 20 corridas, ganha R$ 100; quem fez o convite ganha R$ 400. A informação foi divulgada aos motoristas cadastrados.
Para serem aceitos no sistema da companhia, os condutores devem apresentar certidão de antecedentes criminais, documentação em dia do carro (com seguro obrigatório) e carteira de habilitação com “EAR” (sigla para “exercer atividade remunerada”). Já os usuários devem ter cartão de crédito aprovado.
A área de abrangência do uberX em Curitiba ainda não foi divulgada. Somente dentro deste perímetro é possível chamar um carro pelo aplicativo.
A empresa não tem previsão de lançar em Curitiba a versão de luxo UberBLACK, hoje disponível em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A empresa também não opera no Brasil o modelo “Uber Taxi”, em que taxistas podem se cadastrar como motoristas no aplicativo.
A tarifa do serviço para Curitiba ainda não foi definida. Em Porto Alegre, o uberX tem um preço base de R$ 3, mais R$ 0,25 por minuto e R$ 1,45 por quilômetro rodado. No entanto a empresa trabalha com uma tarifa dinâmica, que fica mais cara nos horários em que há muita demanda para o aplicativo. É uma forma de incentivar os motoristas a ficarem online e ofertar o serviço de carona pelo aplicativo.
Não confirma
Em nota divulgada na última semana, a empresa diz estar “avaliando a possibilidade de Curitiba receber a Uber em algum momento de 2016”. O anúncio oficial deve ser feito somente quando “houver algo definitivo”.
A empresa argumenta que hoje há processos em aberto em mais de 360 cidades do mundo, o que não significa que estes locais estejam na iminência de contar com o serviço. Em Curitiba, mesmo, há vagas de emprego para executivos da Uber desde 2014.
Legislação
A Uber tranquilizou os colaboradores em potencial quanto à legalidade do serviço. Em Curitiba, o vereador Chico do Uberaba tenta aprovar na Câmara um projeto de lei que institui multa de R$ 1,7 mil para motoristas da Uber, a chamada “lei dos taxistas”.
A empresa enfrenta brigas similares em outras cidades brasileiras, como São Paulo, onde opera com base em liminar judicial. A multinacional aposta na previsão legal de “transporte privado individual”, que se oporia à noção de “transporte público individual”, que seria o táxi.
Desde que começou a operar no Brasil, a Uber não precisou sair do ar em nenhuma cidade com cobertura. Além disso, a Uber garante assessoria financeira e jurídica a qualquer colaborador que enfrentar algum tipo de problema enquanto dirige, como os casos em que motoristas do serviço foram agredidos por taxistas em outras cidades do país.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião