A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre hoje as comemorações dos seus 95 anos de existência com uma série de eventos, shows e atrações, além do lançamento de uma grife e do projeto de revitalização do prédio histórico, na Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. Os festejos seguem até 19 de dezembro dia do aniversário da universidade mais antiga do país. A festa começa hoje, às 19 horas, com a apresentação do coral da UFPR nas janelas do edifício da Santos Andrade, num show similar ao Natal do HSBC no Palácio Avenida. Nas escadarias haverá ainda um palco para shows e desfiles.
O projeto de revitalização do câmpus central, idealizado pelo professor Noel Appel, do Departamento de Filosofia, é considerado o marco das atividades do aniversário. O seu objetivo é valorizar o Centro da cidade.
Segundo a UFPR, o projeto valoriza não só a região da Santos Andrade, mas abrange a Reitoria, passando pelo Teatro Guaíra, tendo no caminho livrarias e cafés, e outros pontos da cidade. Seria o chamado quadrilátero, abrangendo o Colégio Estadual do Paraná, Casa do Estudante Universitário (CEU), Casa do Estudante Luterano (Celu), Praça do Expedicionário, Igreja do Guadalupe, Shopping Estação e Câmara Municipal, entre outros pontos.
Segundo Patrícia Favorito Dorfman, coordenadora das comemorações do aniversário 0da UFPR, "o objetivo do projeto é resgatar o papel da universidade e a vitalidade do Centro de Curitiba. "Muitas universidades estão abandonando o Centro. Estamos fazendo o caminho inverso", disse.
Um dos possíveis parceiros nos planos são os Correios, que também têm interesse em recuperar seu prédio da Rua XV de Novembro, ao lado do imponente prédio da Federal. Após a reforma, ele poderá abrigar parte das bibliotecas da UFPR. Teriam ainda interesse a Associação Comercial do Paraná e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Já a coleção UFPR 2007, a ser lançada hoje num desfile no prédio histórico, tem camisetas, mochilas, moletons, canetas, canecas e outros produtos. Os modelos são dançarinos da Téssera Companhia de Dança.
A UFPR hoje
A universidade vai completar 95 anos com uma comunidade acadêmica de 40 mil pessoas, sendo 23 mil estudantes na graduação, 2.263 no mestrado, 973 no doutorado, outros 3.895 alunos nos cursos de especialização, e mais 1.263 na Escola Técnica. Além disso, 336 equipes desenvolvem pesquisas em praticamente todas as áreas do conhecimento.
Serviço: Mais informações sobre a programação das comemorações no site www.ufpr.br ou no telefone (41) 3360-5000.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora