710 candidatos
Fizeram ontem a prova da segunda fase do Vestibular da UFPR Litoral, em Matinhos
Matinhos Pelo menos 70% dos aprovados na segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral deverão ser da região. A avaliação é do diretor do câmpus litoral da UFPR e coordenador do núcleo de concursos, Valdo José Cavellet. A segunda fase foi realizada ontem em Matinhos e incluiu questões de compreensão e produção de textos. Segundo a organização do concurso, 710 estudantes fizeram a prova 32 dos 742 inscritos faltaram. Na primeira fase do vestibular, realizada há menos de um mês, havia 1.314 candidatos, disputando 300 vagas em nove cursos.
Para Valdo Cavellet, uma das razões para o aumento no número de estudantes oriundos do litoral é a mudança no sistema de cotas da UFPR. Antes eram beneficiados 20% de candidatos negros e 20% de alunos oriundos de escolas públicas. Caso não fosse encontrado um número suficiente de vestibulandos que se enquadrassem nessas categorias, as vagas eram preenchidas por os outros candidatos. Agora, a reserva de 40% das vagas vale para os dois requisitos juntos.
A tendência de aumento já foi registrada antes mesmo das provas. Entre os inscritos, 974 eram de cidades do litoral, 238 de Curitiba e região metropolitana e 101 de outros estados. Neste ano, 74% dos candidatos eram da região litorânea. No ano passado, a participação foi menor, 68%.
No geral, o concurso 2007 teve 478 concorrentes a mais do que no ano passado. O curso mais concorrido foi o de Fisioterapia, com 348 inscritos e 11,6 candidatos por vaga. Os demais cursos são Gestão Ambiental, Gestão de Empreendedorismo, Serviço Social e os técnicos em Enfermagem, Turismo e Hospitalidade, Gestão Imobiliária, Agroecologia e Orientador Comunitário Integrado ao Ensino Médio. O resultado final do vestibular 2007 da UFPR Litoral será divulgado até o dia 16 de julho no site www.nc.ufpr.br.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora