O segundo semestre do ano letivo de 2007 começa na segunda-feira (30), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os 21.700 alunos da instituição vão encontrar alguns serviços paralisados com a greve dos servidores técnico-administrativos, iniciada em 28 de maio.
O atendimento nos três Restaurantes Universitários (RUs) e no setor de transportes continua paralisado. O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino do Terceiro Grau Público de Curitiba, RMC e Litoral (Sinditest), definiu que irá aguardar uma proposta concreta de reajuste salarial. Durante a assembléia, realizada na manhã desta segunda-feira no RU Central, no centro de Curitiba, os servidores não chegaram a cogitar o fim da greve. O presidente Sinditest, José Carlos Belotto, afirma que o governo federal ainda não apresentou uma proposta de tabela salarial, mas definiu alguns parâmetros. Segundo Belotto, seriam necessários R$ 9 bilhões para um reajuste nacional aos 150 mil trabalhadores técnico-administrativos. A simulação foi apresentada na sexta rodada de negociações entre o governo e o comando de greve nacional, realizada na sexta-feira (20).
Uma nova reunião com o governo federal acontece na terça-feira (24), em que são esperados cerca de 3 mil servidores, em Brasília. Mesmo que uma proposta seja apresentada, Belotto acredita que a greve não se encerra automaticamente. Segundo ele, a proposta terá de ir para uma rodada de avaliação, que irá levar, pelo menos, mais uns dez dias.
O reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, acredita que a greve não afeta o início das aulas. "Não vejo grandes dificuldades porque a universidade está funcionando normalmente. Só não estão funcionando os RUs e o setor de transportes", afirma. "Esta é a fase final de greve, em que as categorias estão negociando em Brasília."
O reitor acredita que a greve gerou maior repercussão no Hospital de Clínicas da universidade. No dia 22 de junho, os servidores do HC voltaram ao trabalho. Segundo Moreira, de dez a 12 grevistas que atuam nas unidades de emergência do HC estão sendo processados pela falta ao trabalho.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião