O nome do candidato a reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que tem a preferência da maioria dos estudantes, professores e funcionários será conhecido hoje de manhã, quando a entidade divulga o resultado da eleição feita ontem. A previsão é de que a eleição esteja contabilizada às 8 horas. A apuração dos votos, recolhidos em 37 urnas de 19 seções, começou às 22h30, no Teatro da Reitoria. Concorrem à reitoria o atual ocupante do cargo, Carlos Augusto Moreira Júnior, Francisco de Assis Marques e Cid Aymbiré.
Segundo o presidente da Comissão Partidária de Consulta, João Negrão, a consulta foi tranqüila e os problemas verificados foram considerados normais. "Foram coisas pequenas e contornadas, como funcionários que não estavam com o nome na lista para votar e compareceram e alguns lugares com filas", relata.
Aimbiré e Moreira Júnior votaram pela manhã. Marques compareceu às urnas à tarde. Cerca de 35 mil pessoas entre estudantes, professores e funcionários poderiam participar do pleito, sem obrigatoriedade. Até o fechamento da edição, a quantidade de participantes ainda não havia sido computada. Mas, segundo Negrão, a estimativa é de que participaram 70% dos docentes, 60% dos técnicos e de 40% a 50% dos estudantes. O Centro Politécnico é o maior colégio eleitoral, com cerca de 8 mil votantes 7 mil estudantes e mil professores e técnicos administrativos.
Procedimentos
A próxima etapa após a apuração é encaminhar os nomes dos candidatos, na ordem do mais votado para o menos votado, à Comissão Partidária de Consulta para homologação. A UFPR tem até o dia 30 de novembro para enviar o resultado ao ministro da Educação, Fernando Haddad. É ele quem ratifica o nome do novo reitor. No caso da UFPR, a indicação da comunidade universitária sempre foi respeitada pelo ministério. A posse será em Brasília, em abril de 2006.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora