O início de 2007 será de muita alegria para 4.099 candidatos que prestaram vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ontem, a UFPR anunciou que a lista de aprovados no concurso será divulgada às 14 horas do dia 3 de janeiro, quarta-feira da próxima semana. A agilidade do grupo que corrigiu as provas da segunda fase do vestibular garantiu a antecipação na divulgação em duas semanas pelo cronograma inicial, o anúncio só seria feito no dia 20 de janeiro.
Segundo o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, 139 pessoas corrigiram os testes da segunda etapa. Cada exame foi analisado por duas pessoas, já que na segunda fase as provas são discursivas. Nos caso de notas muito diferentes, as provas foram analisadas por um terceiro examinador. " Houve sintonia. Só 2% das provas precisaram de um terceiro corretor", comentou o reitor. "Isso significa que a equipe estava bem sintonizada em relação à forma e ao conteúdo."
Vagas
Moreira confirmou que mais uma vez as vagas reservadas para afrodescendentes não foram preenchidas. Foram ofertadas 822 vagas, 20% do total. Na primeira fase, somente 353 candidatos negros foram classificados. "O número de aprovados ficou em torno de 9% do total", adiantou o reitor. As vagas que sobraram serão ocupadas por outros candidatos da concorrência geral. Em contrapartida, Moreira comemorou o preenchimento das 822 vagas destinadas a estudantes da rede pública de ensino. Segundo ele, antes da adoção do sistema de cotas, cerca de 7% das vagas eram ocupadas por estudantes oriundos da rede pública. "Especialmente para cursos de alta demanda, como Medicina, Direito, Arquitetura, Odontologia", disse.
Conturbado
O vestibular deste ano foi mais conturbado do que nos anteriores. No dia 19 de novembro, quando foi realizada a primeira fase do concurso (só com provas objetivas), uma tempestade deixou cinco locais de exame sem energia elétrica: UniBrasil, Colégio Militar de Curitiba, câmpus Juvevê da UFPR, Bagozzi e Fesp. Dos 43.449 candidatos, 11.553 (26,5% do total) tiveram de refazer as provas no dia 1.° de dezembro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião