A Justiça Federal condenou, na terça-feira (28), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) a indenizar em cerca de R$ 700 mil a família de um paciente que foi vítima de um erro médico no Hospital de Clínicas (HC). Marino Finetti Neto, 26 anos, foi submetido a uma cirurgia no coração e morreu uma semana depois. O exame de necropsia encontrou uma gaze esquecida dentro do coração da vítima. A Universidade, administradora do hospital, ainda pode recorrer da decisão.
De acordo com os autos, Neto procurou o HC em janeiro de 2003 para uma consulta e foi constatado um problema congênito no coração. Um mês depois, em 26 de fevereiro, ele foi submetido a uma cirurgia. O paciente chegou a receber alta no dia 7 de março, mas teve uma crise antes de sair do hospital. Neto foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu. De acordo com a necropsia, foi encontrada uma gaze na parede inferior do coração.
O juiz Federal Substituto Vicente de Paula Ataide Junior, da 5ª Vara Federal de Curitiba, entendeu que a gaze deixada no interior do coração do paciente foi negligência do cirurgião. O laudo pericial apontou que o corpo estranho contendo sangue favoreceu o crescimento de bactérias na vítima. "Para mim, é absolutamente claro que a causa direta e determinante da morte foi o esquecimento da gaze no interior do coração de Marino, ou seja, foi o erro médico que matou o paciente", afirma o juiz no despacho.
A universidade deverá indenizar a mulher da vítima que na época estava grávida, e seu filho menor, com pagamento de pensão mensal de dois salários mínimos, sendo que 50% será da criança até que complete 25 anos, e 50% da companheira até a data que a vítima completaria 65 anos de idade. O juiz condenou, ainda, a UFPR ao pagamento de indenização por danos morais aos dois autores e à mãe da vítima. Cada um deve receber R$ 232,5 mil.
A UFPR informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão e por isso não comentaria o caso.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora