Os candidatos que fizeram provas ontem no concurso público que vai preencher dez vagas para a área administrativa do câmpus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem comemorar uma ligeira redução na concorrência: 232 dos 1.771 candidatos inscritos não compareceram aos locais da avaliação em Matinhos, uma abstenção de 13,43%.

CARREGANDO :)

Mesmo assim, a disputa continua acirrada para quem está de olho em uma das seis vagas de assistente em administração – cada uma era cobiçada por 265 candidatos até a hora da prova –, no posto de técnico em laboratório (90 inscritos por vaga), e nas três vagas de administrador (o único de nível superior, com 28 candidatos por vaga).

Ontem também foi dia de exame para 47 cargos ofertados no Hospital de Clínicas e outros dois na própria universidade, com um total de 4.538 inscritos. Desses, 390 (8,6%) não compareceram aos locais de prova, o Centro Politécnico e o Setor de Ciências Agrárias.

Publicidade

Em Curitiba, os três cargos mais disputados foram auxiliar de enfermagem, com 927 inscritos concorrendo a uma vaga ofertada, técnico em enfermagem (614 inscritos para a única vaga) e técnico em assuntos educacionais (que teve 153 concorrentes para a vaga disponível). O salário inicial nos cargos de nível médio é de R$ 1.153,53, e nos de nível superior, R$ 1.327,72.

Para o pró-reitor de graduação e coordenador do Núcleo de Concursos da instituição, Valdo Cavallet, a taxa de desistência pode ser considerada baixa: "É um índice reduzido de faltantes nas duas situações", comenta. "No caso do litoral, o número de ausentes tende a ser maior, porque os candidatos que se inscrevem para cargos oferecidos lá e aqui acabam optando por ficar em Curitiba", explicou.

Outra razão seria a concorrência: "Quem tinha expectativa de pegar 10 a 15 candidatos por vaga e se depara com 177, como no litoral, se assusta e desiste." Segundo Cavallet, isso também demonstra a carência de empregos nas cidades litorâneas. "Mais de 1.700 candidatos para dez vagas é muita coisa", resumiu. Ele comentou ainda que a prova transcorreu na mais absoluta tranqüilidade: "Não tivemos nenhuma notícia de atraso ou de qualquer outra ocorrência mais séria. O concurso foi muito bem-sucedido", afirmou.

O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior também comemorou o resultado. "A universidade no litoral é uma realidade que está se consolidando. Praticamente todos os professores que passaram pelo concurso já assinaram o contrato, as reformas estão em andamento, e até abril os novos servidores devem estar trabalhando na unidade", prometeu.

Serviço: O gabarito provisório será divulgado hoje, com possibilidade de imposição de recurso até as 17 horas de quinta-feira.

Publicidade