O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que funciona no centro de Curitiba, foi fechado nesta sexta-feira (10). O motivo alegado pela instituição é o rompimento de um cano da tubulação que abastece o restaurante. Por causa desse rompimento e a entrada de sujeira na tubulação, a água apresenta, segundo a universidade, indícios de contaminação.
Segundo a nota emitida pela UFPR, danos na tubulação teriam sido causados por “invasores” que ocuparam o prédio anexo ao RU. O edifício, que funciona como sede do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFPR, possui a mesma tubulação usada pelo RU, o que teria provocado o risco de contaminação à água utilizada na cozinha do restaurante. Segundo o pró-reitor de Administração da UFPR Edelvino Razzolini Filho, existem evidências de que a água está contaminada.
“Diante do risco de contaminação da água consumida pela cozinha, prejudicando seriamente o preparo dos alimentos consumidos pela comunidade que frequenta o RU, optamos pela decisão mais sensata que é interromper temporariamente os serviços”, informou o pró-reitor. Para evitar prejuízos aos alunos, a universidade oferece transporte gratuito para quem estuda no centro usar os RUs de outros campi.
A UFPR não deu previsão de quando o RU será reaberto, mas disse, na nota, que isso vai acontecer “assim que o cano for consertado e laudo técnico encomendado pela universidade confirmar que a água consumida pelo RU não está contaminada”.
Ocupação
Os tais “invasores”, aos quais a nota da UFPR se refere, são grupos de pessoas externas à universidade e de estudantes da instituição que teriam ocupado o prédio do DCE com o objetivo de realizar oficinas de arte e artesanato. Segundo o DCE, a ocupação, entretanto, não tem ligação com a gestão do diretório.
A estudante Carolina Simões Pacheco, membro do DCE, diz que a entidade está em negociação com a reitoria da UFPR para obras no prédio, que passou, desde o início do ano letivo, por dois princípios de incêndio.
“Nós do DCE ainda estamos tentando entender o que aconteceu para a reitoria determinar o fechamento do RU. Pretendemos nos reunir com eles (da reitoria) para analisar o fechamento, mas estamos negociando sobre a reforma do prédio do DCE”, diz a aluna da UFPR.
A reportagem tentou entrar em contato com membros da ocupação no prédio, mas ninguém foi encontrado.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião