Evento - Feira de Cursos começa amanhã

Para ajudar os candidatos a escolher uma carreira, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza de amanhã até domingo a 5.ª edição da Feira de Cursos e Profissões. Durante os três dias de evento, professores e alunos vão expor os 49 cursos de graduação, os nove cursos da UFPR Litoral e outros 12 da Escola Técnica em um espaço de 2.500 m2 montado com duas tendas no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no câmpus Jardim Botânico. Em paralelo, durante os três dias, às 9 horas e às 14 horas, um ônibus levará os candidatos a uma visita guiada pelos alunos de Turismo pelos câmpus da UFPR. Outro serviço é o de orientação vocacional, todos os dias, a partir das 14 horas. (TC)

CARREGANDO :)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre inscrições para o maior vestibular do estado a partir do próximo domingo com algumas modificações no sistema de cotas. Até o concurso anterior, as vagas que sobravam nas cotas sociais (para alunos de escola pública) e raciais eram transferidas para a concorrência geral automaticamente. A partir de agora, as vagas reservadas que não forem ocupadas serão transferidas primeiro para a outra modalidade de cota e vice-versa.

Publicidade

No vestibular 2007, realizado no fim do ano passado, das 4.099 vagas disponíveis, 822 estavam reservadas para alunos de escolas públicas e outras 822 para afrodescendentes. Destas, 501 vagas disponíveis para negros não foram preenchidas e foram transferidas diretamente para a concorrência geral. Com as novas regras, essas vagas passariam antes para os alunos de cotas sociais. Outras duas vagas de cotas sociais que não foram preenchidas também seriam transferidas para os cotistas raciais.

"Fizemos essa alteração porque o nosso plano de metas não estava cumprindo 100% a inclusão racial e social", explica a pró-reitora de Graduação da UFPR, Rosana Albuquerque Sá Brito.

A mudança foi recebida com alegria pela estudante do 3.º ano do Colégio Estadual Pedro Macedo, Simone Santos, 18 anos. Candidata a uma vaga pelas cotas sociais no concorrido curso de Direito, ela acredita que a nova regra pode ser um empurrãozinho a mais na sua entrada na universidade pública. "Acho muito justo essas mudanças, porque é realmente difícil concorrer com alunos de escola particular e as cotas não estão sendo suficientes", diz.

Já o candidado a uma vaga no curso de Ciências da Computação pela concorrência geral, Mariano Kiyoshi Yamamoto, 21 anos, não gostou das mudanças. "As cotas já foram um erro. Esse é um segundo erro. A seleção não é feita pelo nível intelectual. No ano anterior eu já fui prejudicado. Agora vai ser ainda pior", afirma.

Assim como no último concurso, a UFPR vai oferecer neste vestibular 4.099 vagas em 49 cursos de graduação. As incrições custam R$ 73 e devem ser feitas pela internet das 14 horas do próximo domingo até as 16 horas do dia 17 de setembro. A primeira fase do vestibular com uma prova de Conhecimentos Gerais acontece no dia 18 de novembro. Já a segunda fase ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro com provas de Compreensão e Produção de Textos e provas específicas.

Publicidade

Londrina

As incrições para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) começaram ontem e terminam no dia 19 de setembro. São oferecidas 3.050 vagas, em 42 cursos. Pelo terceiro ano, o concurso será realizado em duas fases. A primeira será no dia 11 de novembro e a segunda, de 9 a 11 de dezembro.

Até 40% das vagas de cada curso serão reservadas aos candidatos da escola pública, sendo até metade deste porcentual para os candidatos com cor de pele preta ou parda e que se declararem negros, oriundos de instituição pública de ensino. As inscrições custam R$ 90 e devem ser feitas pela internet.

Serviço: a partir de domingo, as inscrições do vestibular da UFPR deverão ser feitas pelo site www.nc.ufpr.br. Já as inscrições da UEL devem ser feitas pelo site www.cops.uel.br.