A Universidade Federal do Paraná (UFPR) não usará mais a nota do Enem para compor o escore final dos candidatos ao vestibular, como fazia até a edição do ano passado. Em compensação, o número de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem como critério de seleção, aumentou. Em 2013, foram ofertadas 1.596 vagas ao sistema federal, e nesta edição serão 1.925, representando 20% do total de vagas. Até o ano passado as vagas do Sisu representavam 10% do total.
O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Mauro Belli, explicou que problemas práticos motivaram a mudança. "Tínhamos candidatos que não possuíam nota do Enem, mas que tentavam o vestibular. Como a nota do Enem tinha de ser somada no resultado final, esses estudantes acabavam ficando em desvantagem", explica. O professor esclarece, no entanto, que a instituição não passou a valorizar menos o Enem. "Apenas separamos os processos seletivos e aumentamos a quantidade de vagas no Sisu", diz Belli.
Em 2013, a nota do Enem representava 10% do resultado final do vestibular, que seriam completados com 90% obtidos pelo desempenho das provas.
O número de candidatos inscritos no vestibular 2014/2015 é o maior da história. Foram 57.144 inscrições efetivadas, 6,6% a mais que no ano passado. A relação candidato-vaga será divulgada até 19 de outubro, segundo o Núcleo de Concursos da UFPR.
A primeira fase do vestibular da UFPR ocorre no dia 2 de novembro, quando serão aplicadas as provas de conhecimentos gerais para todos os cursos. Os candidatos classificados nessa etapa participam da segunda fase, marcada para 30 de novembro e 1.º de dezembro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora