Os 46.087 inscritos no vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encontrarão uma novidade na primeira fase do concurso marcada para iniciar às 14 horas de domingo. Os estudantes que optaram pelo mesmo curso estarão concentrados num local de prova em comum. Por exemplo, todos os 5.503 vestibulandos que escolheram disputar uma das 176 vagas do curso de Medicina serão agrupados no maior local de provas do concurso, o câmpus da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, que reúne no total 11.249 candidatos. Medida semelhante será tomada nos outros 25 locais de prova onde estarão espalhados os vestibulandos. Por questão de segurança, a UFPR preferiu não divulgar onde estarão os candidatos dos outros cursos e forneceu apenas o exemplo do curso de Medicina.
A mudança, na opinião da reitora em exercício da UFPR, Maria Tarcisa Silva Bega, aperfeiçoa a segurança interna do concurso no sentido de monitoramento de possíveis tentativas de fraude. "Antes, quando havia algum problema, a tendência era anular todo o vestibular. Agora a gente tem a opção de anular as provas de apenas um curso e o vestibular continua válido", disse Maria Tarcisa. A reitora lembra que há 10 anos os organizadores do vestibular da UFPR não registram tentativas de fraude. A última ocorreu em 1995, quando um dos candidatos foi pego tentando fazer transmissão eletrônica para receber as respostas da prova. Maria Tarcisa ainda ressalta que outras medidas continuam para evitar fraudes, citando a parceria da universidade com as polícias Federal e Militar.
Na primeira fase do vestibular, os candidatos terão cinco horas para responder 80 questões de conhecimentos gerais. A reitora em exercício da UFPR estima que do total dos inscritos cerca de 40% devem passar para a segunda fase do concurso. "O número de aprovados deve ficar entre 15 e 18 mil". Para a segunda fase a convocação é feita não só a partir da nota obtida na primeira etapa, mas também pela média de candidatos por vaga. A UFPR vai convocar para a segunda, dependendo da concorrência, de 3 a 5 vezes candidatos a mais do que o número de vagas. Por exemplo, em um curso cujas vagas são 100 e a concorrência no vestibular seja de 10 candidatos por vaga, o total de participantes convocado para a segunda fase será de 300 ou seja, 3 vezes mais do que o númeo de vagas.
A lista dos convocados para a segunda fase será divulgada no dia 2 de dezembro e as provas ocorrem nos dias 11 e 12 de dezembro.
Últimos detalhes
Este será o segundo vestibular da UFPR após a implantação da divisão das fases, adotado ano passado. A reitora em exercício da UFPR espera um concurso tranqüilo. "As grandes mudanças ocorreram no ano passado. E a implantação do vestibular vocacionado favorece o candidato. Antes era exigido um nível alto de conhecimento em áreas que não tinham nada a ver com a formação dele. Isto diminui o estresse", considera.
Para domingo, a reitora em exercício lembra que é importante sair cedo de casa, principalmente para quem está ensalado nos maiores locais, como o câmpus da PUC e o câmpus do Jardim Botânico da UFPR. O Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (Bptran) e a Diretoria de Trânsito de Curitiba fazem uma operação especial, com bloqueio de ruas e reforço nas linhas de ônibus nos principais locais de prova. Os detalhes serão acertados em reunião hoje às 9 horas. "Mesmo assim sempre há confusão no trânsito e por isso é bom chegar antes, a fim de evitar atrasos", aconselha Maria Tarcisa.
Os candidatos ainda têm de ficar atentos com o comprovante de ensalamento, que pode ser impresso no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br). Para os que não tem acesso à internet, o comprovante pode ser retirado até às 17h30 do posto de atendimento no edifício central da UFPR, na praça Santos Andrade. Até ontem, 35.729 candidatos haviam retirado o documento. "É bom que ninguém deixe para a última hora. O comprovante é o passaporte para o ingresso ao local de prova", informa a reitora em exercício.