Obras são parte das comemorações dos 100 anos da instituição, que serão completados no dia 19 de dezembro| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Concorrência

Vestibular da Federal teve mais de 50 mil candidatos inscritos

O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) registrou 50.421 inscrições para o vestibular deste ano. O número é um pouco maior do que o do ano passado, quando 50.100 pessoas disputaram as vagas oferecidas pela instituição. A concorrência em cada curso só será divulgada depois das provas específicas para os vestibulandos de Música, marcadas para 21 de outubro. Os estudantes reprovados nesse exame podem optar por outras graduações.

Do total de inscritos, 25.529 são do sexo feminino e 24.805 masculino. A primeira fase do vestibular será realizada no dia 11 de novembro, domingo, a partir das 14 horas e a segunda etapa, nos dias 9 e 10 de dezembro, no mesmo horário.

A UFPR oferece 5.616 vagas em 93 opções de cursos. O concurso tem 529 vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, 20% das vagas de cada graduação são reservadas para as cotas raciais e outros 20%, para as cotas sociais. As provas serão realizadas em Curitiba e em Palotina.

CARREGANDO :)

5.616

vagas, em 93 opções de curso, serão ofertadas pela UFPR para o próximo ano. As provas do ves­­tibular serão realizadas em Curitiba e Palotina. Do total de vagas, 529 serão destinadas ao Sistema de Seleção Unifica­da (Sisu) do Ministério da Edu­­cação, que classifica os es­tu­­dan­­tes com base na nota do Exa­me Nacional do Ensino Medio (Enem).

A fachada do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, região central de Curitiba, está passando por uma reforma para a festa de aniversário dos 100 anos da instituição. Os engenheiros e arquitetos da universidade esperam terminar o trabalho antes do dia 19 de dezembro, data do centenário, para quando estão programados diversos eventos. "Apesar do tempo cruel de Curitiba, acreditamos que a fachada ficará pronta a tempo", afirma Paulo Krüger, pró-reitor de Administração da UFPR.

Publicidade

A restauração inclui o conserto de rachaduras, de partes soltas do revestimento e das esquadrias. A anterior cor bege está dando lugar ao branco, matiz original do edifício. "A pintura de fundo já foi iniciada e agora estamos fazendo testes com vários tons de branco para definir a cor definitiva", explica.

Além da construtora contratada para a reforma e do projeto realizado pelos profissionais da prefeitura da Cidade Universitária, a UFPR conta ainda com a consultoria de profissionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para pensar em mudanças na concepção de uso do edifício nos próximos anos. "O objetivo principal agora é preservar esse símbolo da cidade, que está sofrendo com a ação do tempo", diz o pró-reitor de Administração.

A universidade discute internamente um remanejamento de departamentos e pró-reitorias, mas nenhuma mudança está confirmada por enquanto. Uma das ideias é transferir setores que hoje funcionam no prédio histórico para outras unidades da instituição quando o câmpus Rebouças, em construção, estiver terminado. "Na Santos Andrade, o Setor de Ciências Jurídicas poderá ser ampliado e, futuramente, o prédio poderá abrigar também um local de convivência", antecipa Krüger.

A programação comemorativa do centenário para os próximos meses ainda não foi divulgada pela UFPR, o que deverá ocorrer em breve.