Duas tentativas foram necessárias até o primeiro minifoguete ser lançado de sua base e abrir a segunda edição do Festival de Minifoguetes de Curitiba, realizado no sábado (18) no Centro Politécnico da UFPR. Promovido pela universidade, o evento envolve alunos da Federal e de instituições de outros estados brasileiros, e quer incentivar os estudantes a trabalharem no desenvolvimento da indústria espacial brasileira.
A falha do primeiro foguete lançado é comum: às vezes, o ignitor não reage à primeira tentativa, explica o coordenador e idealizador do evento, Carlos Marchi, que é professor do curso de Engenharia Mecânica da UFPR. O resultado, no entanto, foi um alcance de 56 metros de altura – seis a mais que o objetivo inicial – o alcance é medido por um altímetro, anexado ao interior do foguete, que é feito de papelão, poliuretano e espuma.
O professor, que criou o festival (único do Brasil na área), conta que a área ainda tem pouca pesquisa no Brasil. “Existem diversos eventos na área de automação e aerodesign, mas nenhum na área de foguetes.” Na UFPR, os alunos que participam do projeto fazem parte do Grupo de Foguetes Carl Sagan. Eles cursam uma disciplina extra com Marchi (aos sábados), e fazem os testes de lançamento aos domingos. Além dos minifoguetes produzidos por alunos, uma réplica em miniatura do foguete brasileiro VS-40 também foi lançada.
Neste domingo (19), serão realizados lançamentos de foguetes na Fazenda Canguiri, em Pinhais, onde fica o Centro de Estações Experimentais da UFPR. Nessa categoria, os artefatos podem atingir o alcance de até 1 quilômetro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora