Termina hoje a Feira do Livro promovida pela Editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O evento, organizado desde 2002, reúne cerca de 35 editoras. As editoras visitantes, em sua maioria, são universitárias, como a Edusp, a Edicamp e a Eduel, das universidades de São Paulo (USP), Campinas (Unicamp) e Londrina (UEL), respectivamente.
No ano passado, cerca de 15 mil pessoas passaram pela feira durante os três dias de sua realização. Para esse ano, a meta da Editora UFPR é de que o público total dos três dias de feira seja de 20 mil. "A universidade não é só dos alunos, professores e funcionários e a feira é uma forma de aproximar a instituição do público de fora", analisa Luís Bueno, diretor da Editora UFPR. Entretanto, a maior parte do público ainda é de alunos e professores da universidade.
São vários os atrativos. Vágner Nascimento, estudante do curso de Economia da própria UFPR, foi até a Reitoria atrás do desconto oferecido por todas as editoras, que varia de 20% a 50% do preço normal das publicações. O estudante já esteve nas edições anteriores do evento e, neste ano, voltou em busca de outros livros. "Aqui tem livros mais baratos do que em uma livraria comum", comenta.
O médico Giovani Gheno, que está em Curitiba para um congresso, se interessou por outro aspecto da feira. "Sou de Porto Alegre e lá não tem nenhuma feira parecida com essa, com editoras universitárias", conta. Já o aposentado Adilson Mazzoni não encontrou o que procurava, mas afirma que a falha não foi da feira. "Esse material que eu queria ainda não está disponível no Brasil."
Serviço: A Feira do Livro da UFPR funciona das 9 às 19 horas, na Reitoria da UFPR.