Após o nível de água se manter estável pela primeira vez após 38 quedas consecutivas, o Sistema Cantareira voltou a cair nesta quarta-feira, 5. De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Cantareira perdeu 0.1 ponto porcentual do volume de água, que caiu e 11,9% para 11,8%.
Ainda segundo levantamento da Sabesp, choveu menos sobre a região em relação aos dados de terça-feira. Nesta quarta, a Companhia registrou 3,6 milímetros, ante 15,7 milímetros do dia anterior. No volume acumulado do mês, o sistema registra 43,2 milímetros - o que já supera a soma total do mês de outubro, que teve 42,5 milímetros.
Antes de a segunda cota do volume morto entrar no cálculo da Sabesp, no dia 24 de outubro, o nível do Cantareira estava em apenas 3%, o mais baixo já registrado. Após o acréscimo de 105 bilhões de litros da reserva técnica, o volume útil de água subiu para 13,6%.
Com exceção dos acréscimos das reservas técnicas, o último aumento no manancial aconteceu no dia 16 de abril, há 203 dias, quando o nível do reservatório subiu de 12% para 12,3%.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora