Fernando Paulo Nagle Gabeira, escritor, jornalista e deputado federal, nasceu em Juiz de Fora (MG) em 1941. É pai de duas filhas: Tâmi e Maya.
Destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968.
No fim dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Em 1969, participou do seqüestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Elbrick, a ação mais radical da guerrilha contra o regime autoritário. Foi baleado, preso e, mais tarde, exilado, numa operação que envolveu a troca de presos políticos pelo embaixador da Alemanha Ehrenfried Von Holleben, também seqüestrado pela guerrilha.
Com a Anistia, voltou ao Brasil no fim de 1979, quando lançou o best seller O que é isso, companheiro?, obra que se tornou referência da história da resistência contra a ditadura militar no Brasil.
Em 1985, voltou a ser preso no Rio, numa sessão "pirata" do filme Je vous salue, Marie, censurado pelo Governo Sarney.
Em 1986, candidatou-se ao governo do estado pelo PV (em coligação com o PT) e realizou uma campanha de características transformadoras. Revirou o debate político com temas como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, liberdades individuais (e coletivas), direitos das minorias e democratização das comunicações.
No início da década de 90 foi correspondente da Folha de S. Paulo em Berlim, após uma candidatura alternativa à Presidência da República, em 1989.
Em 1994, elegeu-se deputado federal pelo Partido Verde. Foi reeleito em 1998 pelo PV e em 2002 pelo PT. Saiu do PT em 2003, não concordando com as políticas ambientais do partido.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora