Curitiba foi a escolha de muitos turistas brasileiros e também estrangeiros neste carnaval, principalmente quando o que se quer é sossego. Muitos aproveitaram o tempo para passear com os familiares e amigos, visitar parques e conhecer museus.
Outros apenas sentaram nos gramados dos espaços públicos da cidade e colocaram a conversa em dia. "A gente quer sossego nessa época do ano", afirma o policial militar aposentado Nivaldo Silva, natural de Ibaiti cidade paranaense que fica a 300 quilômetros da capital. Ao lado da esposa Leila, Nivaldo conta que sempre trabalhou na época do carnaval. "Agora eu estou querendo fugir da festa. Quero descansar e conhecer lugares diferentes", afirma. Eles visitaram diversos locais, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer.
Mais radicais foram Ilzamara e Wellington Gutierrez. Pela segunda vez seguida, eles vieram de Niterói, no Rio de Janeiro, justamente para não "serem obrigados" a assistir ao carnaval carioca. "É a segunda vez que a gente vem no Carnaval para Curitiba. Queremos justamente fugir da loucura do Carnaval", afirma Ilzamara.
Ao lado do filho Diego, 3 anos, eles contam que essa época do ano é propícia para descansar e relaxar. "Aqui a gente passeia por parques, museus. Tentamos conhecer a Ópera de Arame, mas ela estava fechada", lamenta Wellington. "Mas a cidade é muito bonita e a gente gosta da temperatura amena daqui", completa Ilzamara.
Quem veio de mais longe foi a dupla de amigas Emilie Meyer e Lilly Weldingh. Elas vieram da Noruega para Curitiba. Chegaram a passar quatro dias no Rio de Janeiro e pretendem ficar até quinta-feira na capital paranaense. "Gostamos muito do Rio, mas temos amigos aqui e viemos visitá-los. Também estamos gostando muito daqui", afirma Emilie.
Quem decidiu visitar a família foi Maria de Lourdes Araújo e Welder Freire. Naturais de Santa Luzia, na Paraíba, eles querem aproveitar o máximo as atrações curitibanas. "Queremos passear pelo ônibus de turismo e visitar tudo o que conseguirmos. Já passamos pelo Jardim Botânico, por museus e outros parques. A organização da cidade é algo que chama atenção. Além de ser um município limpo", afirma Welder.
Linha Turismo
Na fila para entrar no ônibus da Linha Turismo, a paulistana Fátima Gomes veio pela primeira vez passar o carnaval em Curitiba. "Tenho amigos e familiares aqui. Estou aproveitando para conhecer mais a cidade e também para descansar um pouco", conta.
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade. O ônibus percorre aproximadamente 44 quilômetros em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora