O chuveiro é o vilão no consumo de energia elétrica, respondendo por até 25% do valor da conta mensal. Foi pensando nisso que o Ministério das Cidades publicou portaria em 2011 determinando a implantação de aquecedores solares nas unidades do programa Minha Casa Minha Vida destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.
Uma amostragem feita pelo Ministério entre beneficiários do programa mostra que 80% estão satisfeitos com os aquecedores. Mas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, mutuários do conjunto habitacional Porto Seguro, inaugurado em outubro do ano passado, relatam problemas nos aparelhos.
O sistema de aquecimento solar capta água da caixa dágua e a armazena em um reservatório que envia o líquido para as placas solares. Elas, por sua vez, levam a água aquecida até o chuveiro. Ainda em 2013, alguns moradores se queixaram de superaquecimento do encanamento das casas. O ajuste foi feito pela construtora. O reservatório, no entanto, registra vazamentos constantes, mas o problema ainda não foi sanado.
"Eu fico fora o dia inteiro e quando estou em casa e começa a vazar água pelo cano do reservatório eu desligo o registro geral. Mas, quando a casa está sozinha a água fica vazando. Às vezes, algum vizinho vê e desliga o registro", relata Adriana de Fátima Mendes. Ela mora com a filha Paola, de 8 anos, e diz que não gasta água em demasia. A conta, no entanto, indica o consumo de 9 mil litros mensais. "É por causa do vazamento", acredita. Se Adriana usar mil litros a mais que o registrado na conta, ela perde o benefício da tarifa social da Companhia de Saneamento do Paraná.
Solução
Representantes da Sanepar, das companhias habitacionais do Paraná e de Ponta Grossa (Cohapar e Prolar) e da Caixa Econômica Federal estão buscando uma solução para o caso. A Caixa e o Ministério das Cidades informaram que o problema é o excesso de pressão da água na região. O presidente da Prolar, Dino Athos Schrutt, corrobora a informação. "O conjunto fica próximo à penitenciária e à cadeia e, por isso, a pressão da água é maior para que as prisões não fiquem desabastecidas", explica.
A Cohapar não teve registros de queixas de aquecedores solares em outras regiões do Paraná. O Ministério das Cidades informou que entre 2011 e janeiro deste ano, 172.467 unidades do programa Minha Casa Minha Vida instalaram aquecedores solares no país. A assessoria informou que as queixas não são recorrentes.