Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Solidariedade

Um novo destino para o agasalho esquecido

O Lar São João Batista foi um dos que recebeu agasalhos do Sesc no ano passado | Ivonaldo Alexandre/Arquivo/Gazeta do Povo
O Lar São João Batista foi um dos que recebeu agasalhos do Sesc no ano passado (Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo/Gazeta do Povo)

Você abre o armário e ele está ali, esquecido em um cantinho. O agasalho ainda tem condições de ser utilizado por mais alguns invernos, mas a vontade de vesti-lo foi embora junto com as outras estações do ano. Dar destino a peças em situações como essa é o objetivo de campanhas que começam a surgir à medida que as temperaturas despencam no Paraná. Há pelo menos três iniciativas no estado com o objetivo de beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para aquecer o outro, vale doar desde pares de luvas até cobertores que não estão mais sendo aproveitados. O importante é que os materiais ainda estejam em bom estado de conservação, ensina Francisca Cury, presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O instituto iniciou nesta semana a tradicional arrecadação de agasalhos, em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) da prefeitura.

Somente no ano passado, a campanha, intitulada "Doe Calor", atendeu aproximadamente 370 mil pessoas na cidade. O lema "Mais de um ano sem usar, está na hora de doar" continuará a ser empregado pelo IPCC e pela FAS neste ano. "Recebemos grandes doações de roupas femininas, mas para homens e recém-nascidos ainda temos dificuldade", afirma a porta-voz do órgão.

Quanto antes melhor

Em Curitiba, os moradores ainda vão poder colaborar em mais duas campanhas de abrangência estadual. Uma delas, encabeçada pelo Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), foi lançada no interior do estado no fim de abril e deve tomar forma na capital a partir de amanhã, segundo a assessoria de imprensa do programa. Já a campanha do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com o Instituto GRPCom, terá início na próxima segunda.

Embora as arrecadações dessas campanhas sigam até 31 de agosto, repasses costumam ser feitos conforme as doações são obtidas e, sobretudo, antes que o frio se intensifique. O Provopar, por exemplo, iniciou a distribuição de 2,7 mil peças em Curitiba ainda nos primeiros meses do ano, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Parcerias

Além de encaminhar doações, os interessados podem colaborar com as campanhas de diferentes maneiras. As empresas, por exemplo, podem se tornar pontos de arrecadação de roupas, calçados e cobertores. Essa parceria com os estabelecimentos pode contribuir para a disseminação das campanhas.

O IPCC, por exemplo, espera reunir 1,5 mil postos de coleta em locais de grande circulação de pessoas neste ano. O instituto diz que se responsabiliza pelo transporte das peças arrecadadas nas caixas disponibilizadas.

Também é possível se informar com as organizadoras das campanhas sobre a possibilidade de adquirir vale-cobertores ou cotas corporativas – eles serão trocados por cobertores novos. As peças serão encaminhadas para o público-alvo das instituições.

Como ajudarVeja quais são as campanhas e os pontos de arrecadação em Curitiba:

Doe Calor 2013 – Instituto Pró-Cidadania de Curitiba e Fundação de Ação Social.

• Pontos de arrecadação: Supermercados Big, Mercadorama, Condor, Maxxi Atacado, Muffato, Todo Dia. Farmácias Nissei, Droga Raia, Farmarede, Morifarma. Mais informações: 3350-3514 ou 3250-7982.

Espalhe Calor 2013 – Programa do Voluntariado Paranaense.

• Pontos de arrecadação: Agências do Banco do Brasil, supermercados Condor, farmácias da Rede Nissei e secretarias e órgãos estaduais. Quando: a partir de amanhã. Mais informações: 3234-1118 ou www.provoparestadual.org.br.

Calor não tem preço: tem solidariedade – Serviço Social do Comércio, Instituto GRPCOM e Secovi.

• Pontos de arrecadação: Unidades do Sesc, Senac, Secovi e Instituto GRPCom. Quando: a partir de segunda-feira. Mais informações: 3304-2266 ou www.sescpr.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.