Uma pesquisa inédita encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) revela que 36% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista. Outros 18% fizeram apenas uma consulta em toda a vida. Além desses índices, 36% nunca ouviram falar em glaucoma. Um desconhecimento presente em todos os níveis de escolaridade.
O glaucoma é uma doença progressiva, causada pelo aumento da pressão intraocular que acaba provocando lesões no nervo óptico, perda de visão e, em muitos casos, cegueira. O tratamento é feito com colírios e, em alguns pacientes, com cirurgias. A prevalência da doença aumenta com a idade. "O maior receio é que, com o envelhecimento da população e o desconhecimento em torno da doença, o número de casos de cegueira no país aumente consideravelmente", afirma o presidente da SBG e professor da Universidade Estadual de Campinas, Vital Paulino Costa.
A falsa ideia de que a cegueira causada pelo distúrbio é reversível também foi identificada na pesquisa: entre os que conhecem o glaucoma, 88% disseram saber que ele provoca a perda da visão. Mas 41% deles imaginam que o problema pode ser revertido. "Os resultados deixam clara a necessidade de se reforçar o acesso ao tratamento e, principalmente à informação", avalia Costa.
Campanha
Diante deste quadro, a sociedade decidiu lançar uma campanha de alerta para a população. Uma das principais mensagens ressalta a importância de se consultar o oftalmologista depois dos 40 anos. Costa estima que exista no Brasil um milhão de pessoas com glaucoma, mas apenas 50% desses pacientes estão em tratamento.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora