Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Uma enfermidade nada silenciosa

Se você pensa que o que é bom para a tosse é xarope, pode estar enganado. Tosse não é doença, é sintoma. Por isso, antes de correr à farmácia em busca de pastilhas e xaropes, é bom investigar qual doença pode estar por trás do "cof-cof". Geralmente, a tosse é decorrente de alguma infecção nas vias respiratórias ou de algum processo alérgico, mas pode também ser resultado de problemas que nada têm a ver com os pulmões.

A tosse é uma ação involuntária, um mecanismo de defesa do organismo para expulsar agentes estranhos ou secreção. Por isso nem sempre é recomendável combatê-la com medicamentos. A decisão de interferir ou não deve levar em conta o tipo de tosse. Basicamente, existem dois tipos: a tosse produtiva – aquela que tem secreção – e a tosse seca. Essa distinção é muito importante para identificar a causa e conseqüentemente definir o tratamento a ser adotado.

De acordo com o presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, Alceu Pacheco, a tosse seca, que não tem função de drenagem, pode ser combatida com xaropes nos casos em que for muito incômoda. "Mas se há secreção, não se deve cortar. Nesses casos, a tosse tem a função de ajudar a expelir o muco dos pulmões", explica.

Além das infecções respiratórias, as alergias também têm a tosse como sintoma. Quando se entra em contato com alguma substância que o organismo reconhece como estranha, algumas células são ativadas e provocam uma reação inflamatória levando à produção de muco. A acumulação desse muco causa a tosse. Para o alergologista e professor da UFPR Nélson Rosário, é importante prestar atenção aos sintomas associados. "Se a tosse vem acompanhada de chiado no peito, a causa pode ser asma. Por isso alertamos que o tratamento não deve ser focado na tosse, mas sim na causa", explica. Além disso, uma tosse que começa por uma reação alérgica pode evoluir para uma infecção, já que as defesas do organismo ficam prejudicadas.

Por todos esses motivos, é importante ficar atento à duração dos sintomas e procurar um médico se eles persistirem por mais de duas semanas.

A cabeleireira Vera Lúcia Tonet, 56 anos, conviveu com a tosse durante anos até descobrir a causa. "Piorava quando eu deitava e durante o dia ficava aquele pigarro incomodando. Não tinha o que eu fizesse que melhorasse", conta. Com a piora dos sintomas, ela resolveu procurar um médico. "Descobri que a irritação era por causa do refluxo", conta.

A gastroenterologista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sandra Valarini conta que é comum os pacientes passarem por diversos médicos antes de descobrir o problema. Segundo a especialista, o refluxo causa tosse por dois motivos. A primeira situação acontece quando o ácido estomacal entra no esôfago, estimula um nervo e ocasiona um reflexo que leva a tosse. O outro caso acontece quando o ácido chega até a laringe, causando a chamada laringite superior. Nessas situações ocorre uma irritação da região, causando o pigarro e a tosse. "Nesses casos usamos medicamentos que reduzem a acidez do estômago ou submetemos o paciente a uma cirurgia que reforça o esfíncter esofagiano", explica.

Assim como o refluxo, a sinusite crônica também tem o mesmo tipo de repercussão no organismo. Os seios da face inflamados produzem pequenas quantidades de líquido. Essa substância pode descer por trás da garganta, estimulando a glote e provocando tosse. Cerca de 30% a 40% dos casos de tosse seca têm a sinusite como causa.

Tratamento

Embora muitos médicos não receitem o uso de xaropes para o tratamento da tosse, existem alguns desses medicamentos que são capazes de inibir o sintoma. São os xaropes à base de codeína, que agem no sistema nervoso central, bloqueando o reflexo da tosse. Apesar de eficazes, agem apenas na conseqüência e não na causa do problema. Existem ainda os xaropes mucolíticos, que tornam o muco mais fluído; e os broncodilatadores, que ajudam a abrir os brônquios para eliminar o muco acumulado. No entanto, os especialistas são unânimes em dizer que o melhor remédio para tosse é a água. "A água tem um papel expectorante, pois umidifica o muco e ajuda na sua eliminação", explica Pacheco.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.