Com as portas abertas para o cobiçado mercado europeu e as boas oportunidades que oferece, Portugal começa a ser visto mais atentamente por quem deseja investir em uma agricultura moderna. Uma das regiões que despontam é o Baixo Alentejo, com terras férteis, o relevo e o clima favoráveis e uma posição estratégica que permite alcançar, por confortável malha viária, centros consumidores como Inglaterra, França, Alemanha e Itália.
Outro ponto a favor dos agricultores foi a conclusão nos últimos anos da barragem de Alqueva, uma das maiores da Europa, que gera energia e possibilita levar irrigação para mais de 100 mil hectares. Tudo isso está fazendo o Baixo Alentejo atrair a atenção de investidores. Eles chegam para promover um intenso processo de transformação econômica e absorver muita mão-de-obra.
Produtores espanhóis, principalmente, buscam cada vez mais da região para o cultivo intensivo e tecnificado de oliveiras, que inclui irrigação e reduzido espaçamento entre as plantas para aumentar a produtividade.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora