Dicas para os dias secos
- Para quem pratica a atividade física, a recomendação é não perder de vista o horário. Entre o meio dia e as quatro da tarde é quando o tempo fica mais seco, por isso, procure se exercitar fora deste período.
- A hidratação é sempre fundamental, mas em tempos de baixa umidade precisa de mais atenção. A dica é tomar água, não outros produtos, como sucos ou refrigerantes. Há muito conservantes, como o sódio, nessas bebidas, que retém os líquidos no organismo.
- Manter os ambientes limpos e arejados, pois a umidade relativa do ar seca tudo. Se alguém for varrer uma casa, o pó levanta e chega ao nariz das crianças, idosos e faz mal até mesmo para adultos.
- Para quem não tem aparelhos de umidificação de ar, uma alternativa é deixar toalhas molhadas em cima de cadeiras. Baldes e bacias de água são indicadas, sempre tomando cuidado para não causar acidentes com crianças.
- Abrir o banheiro, depois do banho, para que o vapor se espalhe para outros lugares da casa, também pode ser uma boa medida na umidificação do ambiente.
- No caso de ter rinite, o uso do soro fisiológico nas narinas é recomendado.
- Andar com roupas leves e claras é sempre uma boa dica, porque elas não absorvem todo o calor do sol.
O tempo quente e seco em Curitiba deve permanecer na capital pelo menos até quarta-feira (10). A previsão do Instituto Tecnológico Simepar prevê que uma virada no clima acontecerá apenas a partir do meio da semana, quando há uma grande chance de uma massa de ar frio passar pelo Paraná.
De acordo com o meteorologista do instituto Samuel Braun, as altas marcas nos termômetros colocam o estado em alerta para a possibilidade de tempestades. O encontro das massas de ar gelado com as de ar quente costumam provocar queda de granizo e ventos fortes, assim como os que atingiram o Paraná no último dia 1º e 2 e outubro.
Mas, até que os novos ventos cheguem, na quarta, a umidade relativa do ar e os termômetros seguem em variações nos sentidos opostos nesta segunda e terça-feira. "Quanto menor a temperatura, maior o índice de umidade. Pela manhã, hoje [nesta segunda], a umidade está na casa dos 82% e a tarde vai ficar entre 30 e 40%. Para esta época do ano é o natural, já que temos grandes oscilações nas temperaturas".
No restante do estado, a expectativa é que a umidade relativa do ar fique mais baixa. Neste domingo, na região de Cascavel, a média foi de 20 a 30%. O índice é considerado crítico, e coloca a região em situação de maior risco de incêndio. "Aqui como a gente está perto do oceano, qualquer vento traz um pouco mais de umidade. E a regra é a mesma, a umidade é mais baixa porque as temperaturas tem uma média maior", diz.
Previsão
Em Curitiba, há uma pequena chance de chuvas isoladas nesta terça-feira (9) a mínima será de 15ºC e a máxima de 31ºC. Mas é a partir de quarta-feira (10) que o clima muda e a umidade volta a ficar em níveis mais altos com temperaturas amenas.
Uma queda nos termômetros gradativa será observada depois que a frente fria passar pela capital. A previsão para o feriado de 12 de outubro é que os dias fiquem mais típicos céu nublado, temperatura amena e chuvas esporádicas. As temperaturas, porém, não serão tão baixas, devido à época do ano. A previsão do feriado é de céu encoberto com máximas variando em uma média entre 17ºC e 20ºC, segundo Braun.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora