Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Umuarama quer cursos nos setores de confecção e moveleiro

Umuarama – O prefeito de Umuarama, Luiz Renato, disse que é motivo para comemoração saber que o governo federal poderá investir no ensino técnico da cidade. Ele adiantou que, junto com o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), está reivindicando investimentos da União nesta área, mas ainda não há uma definição sobre quais cursos poderiam ser criados.

Na avaliação do prefeito, os cursos terão de contemplar a área industrial, principalmente os setores de confecção e moveleiro, já que no meio rural a cidade está servida com cursos de Medicina Veterinária na Universidade Paranaense (Unipar) e no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde também há Agronomia. A UEM oferece ainda os cursos de Tecnologia em Meio Ambiente e Tecnologia em Alimentos e a cidade pleiteia Engenharia Florestal. Um curso de Técnico de Enfermagem já é oferecido numa escola estadual.

Desde o final dos anos 80, Umuarama espera por investimentos do Ministério da Educação. Naquela época, o município chegou a doar um terreno de 60 alqueires à União para a instalação de uma escola agrícola. A escola não saiu e o terreno foi cedido em comodato ao estado. Hoje funcionam no local o câmpus da UEM, um viveiro de mudas do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a estação experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e um colégio agrícola estadual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.