Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contra richa

Universidades estaduais também preparam greve

Professores das universidades estaduais também estão se organizando para interromper as atividades, algumas mesmo antes do início do ano letivo. Por parte dos professores universitários, a principal reclamação refere-se a duas medidas do 'pacotaço" que o governo estadual anunciou nesta semana e que afetariam a autonomia universitária: uma que limita a verba destinada às instituições e outra que inclui a folha de pagamento dos professores no chamado Meta 4, base de dados onde estão os demais servidores públicos do estado. Para os docentes, isso fere a autonomia universitária, pois limita as instituições no âmbito financeiro.

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já definiram o início da paralisação geral para a próxima terça-feira, um dia depois do início do ano letivo. Na segunda-feira, segundo o presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG, Marcelo Bronosky, será feita uma recepção aos alunos veteranos para informá-los da situação.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Norte do Paraná, o sindicato dos professores da universidade (Sindiproaduel) marcou para terça-feira a assembleia, segundo o presidente do sindicato, Renato Lima Barbosa. "A resposta que o funcionalismo vai dar é na mesma proporção que o governo está dando com o 'pacotaço'", diz.

O mesmo sindicato reponde pelos professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Nas duas instituições, a paralisação deve ser decidida durante a próxima semana.

A Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), durante assembleia realizada na última quarta-feira, decidiram pelo indicativo de greve. A paralisação será votada em nova assembleia no sia 23 de fevereiro.

Ainda haverá assembleias para definir paralisações dos docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na próxima segunda-feira e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na quarta-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.