Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Universidades irão decidir sobre cotas para bolsas no exterior

Medidas de ação afirmativa para concessão de bolsas de estudo no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras, do Ministério da Ciência e Tecno­logia, ficarão a critério das universidades. O programa não prevê cotas étnicas ou sociais, mas o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glauces Oliva, afirmou que as universidades são encorajadas a incluir ações afirmativas nos processos de seleção dos alunos.

"Compete às universidades fazer processo seletivo interno entre os elegíveis, privilegiando o mérito e o desempenho – que são o cerne do programa. Cotas poderão ser incluídas no critério de seleção. Não estabelecemos normas a priori porque o perfil das universidades varia", afirmou Oliva.

A falta de menção às ações afirmativas no programa levou a críticas por parte de acadêmicos defensores das cotas. De acordo com o ex-reitor da Universidade Fe­­deral da Bahia Naomar Al­­meida Filho, jovens de classe média alta serão maioria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.