Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cenário Brasil

Urbanismo e meio ambiente são temas de debate

Abel Braga faz várias mudanças no Internacional | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Abel Braga faz várias mudanças no Internacional (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)

O grande desafio da prefeitura de Curitiba, hoje, é saber como ordenar o crescimento da cidade e melhorar a malha viária do município para acolher a numerosa frota de veículos que, em julho de 2007, ultrapassou o patamar de um milhão de carros. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) estima que nos próximos meses a frota continue a aumentar em um ritmo de 0,56% – o equivalente a 6,72% em um ano. Em contraponto ao desenvolvimento urbano está a preocupação com o meio ambiente, a criação de novos parques e a manutenção e recuperação dos rios.

Para o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Luiz Cláudio Mehl, Curitiba estará no centro das discussões da penúltima etapa do projeto Cenário Brasil. O debate sobre desenvolvimento urbano e o meio ambiente será na próxima quarta-feira. A iniciativa do IEP conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná, Gazeta do Povo e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná. Ciclos de palestras anteriores já abordaram o transporte rodoviário, portos, ferrovias, aeroportos e energia.

No próximo evento, experiências da capital paranaense servirão como base para debater questões de outras regiões do país. "Curitiba não é perfeita, mas inegavelmente tem características e aspectos privilegiados nas questões ambiental e urbana", afirma Mehl. Entre os assuntos a serem debatidos estão políticas de desenvolvimento urbano e ambientais, o compartilhamento da engenharia nas ações do Congresso Nacional e justiça social.

Entre os palestrantes estão o prefeito Beto Richa, que abrirá o evento falando sobre cidades sustentáveis e a transformação de Curitiba. Também participam os ex-prefeitos Rafael Greca, atual presidente a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e Ivo Arzua Pereira. "O objetivo da palestra de Arzua Pereira é resgatar lições da história. Olhar o passado para compreender o futuro", conta Mehl. Outros participantes são o deputado federal Marcelo Almeida, o engenheiro Antônio Fonseca dos Santos e o arquiteto Manoel Coelho.

Mehl ressalta a importância de se discutir a questão ambiental e o desenvolvimento das cidades em um mesmo evento para mostrar que os dois precisam andar juntos. Ele explica que medidas ambientais erradas adotadas em grandes centros urbanos causam problemas em regiões mais afastadas. "O lixo da cidade que se joga nos rios se transforma em sérios problemas sanitários e de saúde no interior, o que leva as pessoas a se tratarem na capital. Cria-se um ciclo vicioso entre o meio ambiente e o desenvolvimento urbano", exemplifica.

* * * * *

Serviço: o Cenário Brasil ocorre paralelamente ao I Seminário Internacional Curitiba: Ateliês de Projeto Urbano, promovido pelo Centro Universitário Positivo (Unicenp). As palestras serão ministradas na quarta-feira a partir das 8h30, no auditório do Bloco Bege do Unicenp. Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, no Campo Comprido. Inscrições e outras informações em www.iep.org.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.