• Carregando...
Novo equipamento já está em operação na estação-tubo Morretes, na Avenida República Argentina. | Everson Bressan
Novo equipamento já está em operação na estação-tubo Morretes, na Avenida República Argentina.| Foto: Everson Bressan

A prefeitura de Curitiba está instalando 270 novos validadores com leitura de biometria facial em estações-tubo e terminais com maior índice de uso do cartão-transporte isento. As primeiras estações com os equipamentos são a Morretes, a Carlos Dietzsch e a Vital Brasil, todas na Avenida República Argentina, sentido Centro. A previsão é que a instalação definitiva comece em meados de agosto.

Alvo de polêmica, nova bilhetagem metropolitana é apresentada por Richa

Equipamentos entram em operação na próxima quinta-feira (6)

Leia a matéria completa

Na aparência, os novos aparelhos são semelhantes ao já usados em Curitiba. A câmera responsável pelo reconhecimento facial é embutida. Outros equipamentos no mercado têm câmera externa acoplada, o que, segundo Urbs, o deixa mais vulnerável.

No sistema que está implantado pela Urbs, a imagem do passageiro obtida pela câmera é confrontada automaticamente com a imagem disponível no banco de dados. Se houver diferença biométrica, o cartão é bloqueado. O reconhecimento facial, segundo a empresa da prefeitura, estabelece a identidade com medidas específicas de características individuais, como a distância dos olhos, entre a boca e nariz e entre as orelhas.

Segundo João Franqueto, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do sistema, as fotos obtidas no momento do embarque são descarregadas no servidor central, que irá comparar a imagem do validador com a do cadastro do usuário. Os casos considerados suspeitos são encaminhados para a conferência de um profissional da Urbs. “O sistema trabalha com um algoritmo de inteligência artificial que vai aprendendo com as fotos obtidas e não classificadas como fraude” explica.

Inicialmente, 270 validadores serão cedidos ao município em regime de comodato para teste. Para a empresa, o período servirá para obter a homologação do produto. Já para o município, o teste servirá para avaliar a viabilidade econômica do negócio: se o investimento nessa tecnologia para a implantação do sistema será compensado pela economia com a redução dos casos de fraude.

O sistema de transporte da capital tem 215.134 isentos cadastrados, entre pessoas com mais de 65 anos, com deficiência, acompanhantes, aposentados por invalidez e fiscais e operadores do transporte. Juntos, esses usuários utilizam o cartão transporte 700 mil vezes por mês, em média -- número que chega a 2,9 milhões de utilizações por mês se somadas as viagens realizadas por oficiais de Justiça, carteiros, policiais militares, guardas municipais e estudantes do passe escolar. Todas as isenções representam 14% do custo do transporte coletivo.

Validadores serão pagos por vencedor de licitação das linhas metropolitanas

Leia a matéria completa

Concorrência

A notícia da modernização dos validadores no sistema urbano da capital surge um dia após o governo do estado ter anunciado parceria com os empresários do setor para modernizar as linhas metropolitanas.

A Metrocard, associação que reúne 17 viações operadoras da região metropolitana de Curitiba, está investindo cerca de R$ 9 milhões em novos validadores, GPS e programação de um aplicativo para conectar os ônibus aos smartphones dos usuários metropolitanos.

Esse valor, entretanto, deverá constar no edital prometido para o próximo ano. Se os atuais operadores não vencerem o certame, por exemplo, eles poderão ser indenizados pelo investimento feito neste momento.

O novo sistema foi anunciado em cerimônia no Palácio Iguaçu na terça-feira (4). Os 570 ônibus das linhas metropolitanas integradas já estão com os novos validadores, mas o pleno funcionamento do aplicativo nos celulares, por exemplo, ainda depende da conclusão da instalação dos GPS em todos os veículos. Até o momento, apenas os 12 ônibus da linha São José/Colombo contam com a nova tecnologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]