A Urbs, empresa que gerencia o transporte público de Curitiba, publica nesta terça-feira (29) o edital e os anexos do processo da primeira licitação para o sistema coletivo da capital paranaense. Além de constar em jornais de grande circulação estadual e nacional, os documentos estarão disponíveis no site da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) para todas as empresas e consórcios interessados em participar da concorrência.
Se o processo licitatório se confirmar em 2010, será a primeira vez em 54 anos que o transporte coletivo curitibano terá a sua concessão baseada em critérios que levam em conta a melhor técnica e menor custo quilométrico, visando a menor tarifa para a Rede Integrada de Transporte (RIT). O sistema atual ainda data de 1955, quando o então prefeito Ney Braga habilitou 13 empresas para atuarem no setor em oito zonas de Curitiba.
De acordo com a prefeitura, a expectativa com a licitação é dar um salto de qualidade ao número crescente de usuários. Assim como as concorrências para a escolha de radares e do novo sistema de lixo de Curitiba e região, a licitação do transporte deve gerar disputas judiciais. Na última quarta-feira (23), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana enviaram um comunicado avisando que receberam com ressalvas a publicação do edital. O texto afirma que os advogados das empresas irão analisar os termos do edital para se pronunciar sobre o assunto. "Vamos enfrentar este novo processo com altivez e segurança", afirma o texto.