Terminais do Cabral e Santa Felicidade já emitem o cartão| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

Postos fixos

Os postos fixos para emissão do cartão-transporte funcionam na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz, Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho e Portão/Fazendinha.

CARREGANDO :)

No primeiro dia de funcionamento dos postos temporários para emissão do cartão-transporte, a Urbs registrou a confecção de 842 cartões até as 17 horas. Desde ontem é possível fazer o documento também nos terminais Cabral e Santa Felicidade e no ponto de emissão perto da catedral, na Travessa Nestor de Castro, próximo à esquina com a Rua Barão do Serro Azul.

Esses três locais funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; e aos sábados, das 8h30 ao meio-dia. Outros seis postos fixos funcionam até as 17 h em dias úteis e das 8h30 às 12 h aos sábados.

Publicidade

A medida foi tomada porque a partir do dia 1.º de agosto não será mais possível pagar as passagens nos micro-ônibus em dinheiro, apenas com cartão. Para obter o cartão-transporte, basta apresentar um documento com foto e CPF. A primeira via é gratuita e a segunda via custa R$ 13,50.

Contrário às mudanças

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano) se mostrou contrário à medida que prevê pagamento da passagem somente através do cartão para os micro-ônibus. "O que está sendo condenada pelo Sindiurbano é a exclusividade do uso de cartão nos micro-ônibus e a forma como esta medida foi tomada, sem a infraestrutura necessária para que o usuário adquira e utilize o cartão em todo o itinerário que o ônibus percorre", diz um trecho da nota.

Adicional

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), o cancelamento do pagamento de adicional aos motoristas que cobram passagens nos micro-ônibus ainda está sendo discutido em conjunto com a Urbs. A decisão deve sair nas próximas semanas.

Publicidade