Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
medida

Urbs pode exigir biometria nos táxis de Curitiba

Após as denúncias publicadas pela Gazeta do Povo nos últimos três dias sobre as irregularidades no sistema de táxi de Curitiba, o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior, afirmou que o órgão estuda a ideia de usar sistema de biometria para fiscalizar os taxistas e autorizatários – a quem as placas são cedidas. "Como a legislação prevê que o ‘dono’ da placa tem que cumprir cerca de um terço da jornada, então nós temos que criar algum mecanismo de fiscalização. A questão da biometria é uma delas", afirmou nesta terça-feira (5), em audiência na Câmara Municipal.

De acordo com a ideia inicial, os autorizatários e os motoristas colaboradores terão que se identificar no começo e no final de cada corrida, assim como ocorre com o registro de impressão digital nas autoescolas. Outra possibilidade seria a realização de inspeções diárias por amostragem, por placa, em que os fiscais iriam a campo verificar a atuação dos permissionários.

Gregório garantiu que, após as denúncias da Gazeta, cobrou medidas imediatas dos responsáveis pela área no órgão. De acordo com o presidente da Urbs, a direção do órgão tem conversado com os principais "atores" deste segmento, como as centrais de táxi e as entidades representativas dos trabalhadores da categoria. Além disso, a Urbs garante que está estudando a regulação das novas placas e dos credenciamentos já existentes.

"Nessas conversas a gente buscou obter elementos necessários para que pudesse efetivamente dar os próximos passos", disse. Gregório afirmou ainda que a pauta dos táxis entrará em discussão assim que a Urbs definir a questão do transporte coletivo.

O Ministério Público do Trabalho (MPT), que também acompanha as denúncias, solicitou uma audiência com a direção da Urbs. O objetivo do promotor Gláucio Araújo de Oliveira é saber como a empresa fiscaliza os autorizatários e que providências o órgão pode tomar para evitar que os taxistas atuem em jornadas estendidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.