A Urbanização de Curitiba (URBS) fará uma operação especial no transporte para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As provas da segunda fase ocorrem domingo e segunda-feira. Dos 14.594 mil convocados, aproximadamente 13 mil fazem o exame em Curitiba, em oito locais de prova, o que pode levar a congestionamentos nos horários de abertura e fechamento dos portões. Também há locais de provas em Matinhos, Palotina e Jandaia do Sul.
Os portão abrem às 12h30 e fecham às 13h30. A maior concentração de candidatos será no Centro Politécnico (da UFPR), no Jardim das Américas, e na Pontifícia Universidade Católica (PUC), no Prado Velho. Para evitar congestionamento no entorno destes locais, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) fará uma reprogramação de semáforos, para o tráfego fluir melhor. Os candidatos devem se preparar para chegar com antecedência ao local de prova para evitar atrasos.
O ônibus Universidades terá um horário especial, saindo do Centro a partir das 10h02. O último carro sai da PUC as 20h09. A linha passa pelos dois maiores locais de prova e também pelo câmpus Jardim Botânico, da UFPR. Dois "ligeirinhos" que normalmente não funcionam aos domingos serão colocados em funcionamento: o Centro Politécnico terá saídas do Círculo Militar entre 10h e 13h18; o PUC parte do Centro Cívico das 10h30 às 12h51.
No primeiro dia ocorrem as provas de Produção e Compreensão de Texto. São cinco questões que totalizam 60 pontos na nota final. Na segunda-feira é a vez de Sociologia, Filosofia, Geografia, Biologia, Matemática, Física, Química e História. Os candidatos têm 4h30 para resolver a prova de Redação e 2h30 para cada uma das específicas. Todas as perguntas exigem respostas dissertativas.
Quem presta vestibularpara Design ou Arquitetura e Urbanismo terá 5 horas para resolver uma prova que inclui habilidades em desenho. Nos cursos que não exigem disciplina específica, o vestibular será apenas no domingo.