A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai entrar com pedido na Justiça para que o Sindicado de Motoristas e Cobradores (Sindimoc) mantenha uma frota mínima de ônibus operando, a qual seja capaz de atender às necessidades da população durante a paralisação do transporte público agendada para a próxima quarta-feira (15).
Os motoristas e cobradores vão se juntar à greve geral que ocorre em todo o país contra as reformas trabalhista e da Previdência. Em assembleia realizada no último dia 9, a categoria decidiu de forma unânime se unir ao protesto e, em razão disso, a expectativa do Sindimoc é de que a adesão também seja alta. Ao todo, são mais de 12 mil trabalhadores responsáveis pelo transporte coletivo.
Segundo a Urbs, o total dessa frota mínima deverá ser definido no início da próxima semana pela Justiça. A expectativa é de que a decisão seja apresentada já na segunda-feira. O Setransp, sindicato responsável pelas empresas de ônibus, informou que vai apenas acompanhar a paralisação do próximo dia 15 e pede a compreensão da categoria por se tratar de um serviço básico para o município. Se a parada for total, cerca de 1,5 milhão de usuários do transporte serão afetados.
Nova greve
O dia 15 de março não deve ser o único dia no qual os motoristas e cobradores devem cruzar os braços. Embora a paralisação contra as propostas apresentados pelo governo federal dure apenas um dia, a categoria já deixou claro que uma nova greve ainda maior pode estar a caminho.
A razão é a falta de acordo entre funcionários e empresas sobre o reajuste salarial. De acordo com o Setransp, não há como apresentar um valor maior do que o 5,43% referentes à inflação dos últimos 12 meses e que, portanto, não haverá apresentação de nova proposta. Os motoristas pedem 15%.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora