A Urbs instala desde quarta-feira (29) uma manta termoacústica na estação-tubo Osternack, no Sítio Cercado. Durante o horário de menor movimento – de manhã cedo e à noite – uma equipe de manutenção trabalha na preparação do local para receber a manta. O trabalho deve ser concluído na sexta-feira (31). A manta termoacústica impede a passagem do calor da cobertura para dentro da estação. Nos dias frios, também reduz a perda de calor interna.

CARREGANDO :)

A instalação faz parte de um projeto piloto que, se aprovado será replicado em todas as 359 estações-tubo da Rede Integrada de Transporte. O projeto começou a ser elaborado no ano passado, com a busca de materiais e tecnologia que permitisse melhorar a sensação térmica dentro das estações, tanto no inverno quanto no verão.

A Urbs já testou a instalação de um sistema evaporativo na estação tubo da Carlos Gomes, ar-condicionado na estação Eufrásio Correia. O evaporativo, uma espécie de exaustor para saída do ar quente, se mostrou pouco eficaz em função da baixa altura das estações.

Publicidade

A maior dificuldade em achar o sistema de condicionamento do ar ideal para os pontos de ônibus tradicionais de Curitiba é o tamanho e o formato das estações, que foram instaladas em 1991.

A assessoria de imprensa da Urbs explica que o projeto foi idealizado em outro contexto, e o número de usuários subiu muito desde a implantação do sistema.Nas estações tubos da Linha Verde, mais amplas, há um sistema de refrigeração específico, desenvolvido por um pesquisador. O ar externo é esterilizado, resfriado e depois distribuído na estação. Esse processo é inviável nas demais estações da cidade, as quais não foram projetadas com espaços para fosso e condutores.

Calorão

Nos últimos dias, Curitiba e Região Metropolitana registrou recordes de temperatura. Com o calor e o grande fluxo de usuários nas estações, a sensação térmicas nesses lugares fica desagradável.

Publicidade