O aumento do número de cirurgias para a implantação de silicones nos glúteos no ano passado fez do Brasil o maior mercado do mundo, de acordo com estudo da GC Aesthetics, maior fabricante de próteses de silicone da Europa e que comercializa no Brasil as marcas Eurosilicone e Nagor, e Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês). Com avanço de 547% no país, o número total desse tipo de operação no Brasil já é 4,2 vezes maior do que nos Estados Unidos. Estima-se que, em 2013, 35 mil pacientes brasileiras optaram pelo procedimento.
Um em cada sete procedimentos cirúrgicos estéticos do mundo acontece no país. Foram 905.124 apenas em 2013, número que inclui todos os tipos de cirurgia.
"No Brasil, já alcançamos 14% do segmento de implantes mamários e nosso objetivo é de conquistar uma parcela significante do mercado de glúteos até o final de 2015", acredita Eddie de Oliveira, presidente da Nagor e Eurosilicone no país, onde a companhia contabiliza mais de 250 mil pacientes com seus implantes. "O Brasil é o pais mais importante para a GC Aesthetics. Nosso faturamento cresceu 38% aqui, em 2013", diz ele, lembrando que a empresa está lançando novos produtos no país.
Para José Horacio Aboudib, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a satisfação com a cirurgia nos glúteos é de 96% das pacientes, superando a cirurgia de mama, que tem índice de satisfação de 94%, e a de lipoaspiração, com 78% segundo um estudo da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética de 2013 (Asaps na sigla em inglês).