A restrição na utilização do uso de véu para fotografias no documento de identidade não será mais problema para as mulheres muçulmanas, adeptas do hijab, residentes no Paraná. durante a audiência pública na última quarta-feira (8) na Câmara Municipal em Foz do Iguaçu, em ofícios encaminhados à proponente da sessão, vereadora Anice Gazzaoui (PT), ficou estabelecida a autorização para fotos com uso do véu. A ordem de serviço foi encaminhada pelo diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, junto a ofício da Procuradoria Geral do Estado. "Nas fotos, as pretendentes a carteira de identificação, que aleguem questões de cunho religioso, quanto ao uso restrito de vestimentas (véus, hábitos, entre outros) devem estar perfeitamente visíveis: a face, a testa, o queixo e o contorno dos ombros", confirmou um trecho da carta.
Para a vereadora, a determinação foi uma conquista, mas ainda deve passar por avaliação no tangente a aparição do colo e ombros. "Vamos até o Instituto Identificação aqui na cidade e verificar como será utilizado o véu", disse. Segundo ela, o ideal seria adotar um padrão, como já acontece na Polícia Federal para a emissão de passaporte. As regras são determinadas pela ICAO (International Civil Aviation Organization), organização internacional da Aviação Civil ligada à ONU, da qual o Brasil é signatário, e que não exige a retirada do véu para a fotografia, devendo apenas deixar visíveis partes como testa e contorno do rosto.
Detran
Na próxima semana, a comissão criada para levar adiante a discussão sobre o uso do véu muçulmano nos documentos como identidade, passaporte e carteira de habilitação deve redigir um documento e entregá-lo à direção do Detran em Curitiba e ao governo do estado, pedindo pela unificação no entendimento das leis.Atualmente, o Detran se vale da resolução 196/2012 do Conselho Nacional de Trânsito-CONTRAN, cuja determinação prevê a proibição do uso de óculos, bonés, chapéus ou qualquer outro item do vestuário que cubra a parte do rosto ou da cabeça, não permitindo, portanto, o uso do véu nas fotografias para a carteira de habilitação. Já o Denatran, concede a permissão às muçulmanas, fundamentando-se no respeito à liberdade religiosa, previsto na Constituição brasileira.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora