Quem passa muitas horas na frente do computador deve tomar cuidados especiais com a saúde dos olhos. Os raios de luz emitidos pela tela podem prejudicar o usuário. O médico oftalmologista Leon Grupenmacher explica que o número de vezes que a pessoa pisca quando está na frente do computador diminui em torno de 40% a 50%. "Isso é importante porque é a lágrima que nos faz enxergar bem e dá o conforto ocular", explica, em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPCTV. O médico complementa dizendo que ao diminuir o numero de piscadas, a lágrima evapora mais rápido.
Para cuidar da saúde ocular, alguns cuidados básicos podem ser seguidos. Fique atento às orientações de Grupenmacher.
- Distância: o médico recomenda que a pessoa com menos de 40 anos fique a uma distância de 50 centímetros da tela, que corresponde à distância do braço esticado.
- Descanso: é necessário quebrar a tensão da tela. A cada 40 ou 50 minutos, a pessoa pode descansar por um ou dois minutos, para que volta a piscar normalmente.
- Iluminação: no caso de usar luminárias, a iluminação deve ser indireta e uniforme. Se a luz for projetada diretamente nos olhos, aumenta a evaporação das lágrimas. As lâmpadas devem projetar luz uniformemente.
- Ar condicionado e ventilador: os olhos também podem ficar ressecados com o ar indo diretamente para a região. Os aparelhos devem ser posicionados no alto das salas e distante dos olhos, de preferência com movimentos oscilatórios.
- Colírios: o medicamento não deve ser comprado aleatoriamente. Quem sentir a necessidade de mais hidratação pode optar pela lágrima artificial, que não tem vasoconstritor e outras substâncias que podem alterar a saúde ocular.