Um problema no sistema de comunicação dos terminais eletrônicos da Urbs empresa responsável pelo transporte coletivo de Curitiba atrasou em duas horas e meia o início do atendimento no setor de vendas de créditos para cartão vale-transporte e passe escolar, ontem, na rodoferroviária. Segundo usuários que estavam na fila, essa é pelo menos a terceira vez no ano que o atendimento fica demorado por falha no sistema. A Urbs nega a freqüência do problema.
"É o terceiro mês que venho aqui e informam que o sistema caiu", diz a estudante de Direito Suely Yamao, de 42 anos, que compra mensalmente créditos de passe escolar na Urbs. Suely era uma das primeiras da fila de espera por atendimento, com cerca de 50 pessoas, por volta de 9h30. "Cheguei às 8h10 e tinha bastante gente na minha frente, mas o pessoal foi embora porque começava a trabalhar às 9 horas", conta. A dona de casa Leoni Soares, de 54 anos, que foi comprar passe escolar para o filho, também afirma ter enfrentado demora superior a uma hora outras duas vezes. "Quando o atendimento está normalizado a fila, mesmo grande, anda bem rápido", diz ela.
A dona de casa Dinorá Schwonk, de 45 anos, foi a pé à Urbs em busca de passe escolar para os dois filhos, que faltaram aula ontem por falta de dinheiro para pagar a passagem. Ela não desistiu de aguardar na fila mesmo quando, às 10 horas, um funcionário foi avisar que provavelmente o atendimento só seria normalizado após o meio-dia. "Moro longe (no Abranches), para mim é mais difícil voltar aqui outro dia", diz ela. A venda de crédito só iniciou às 11 horas.
A diretoria administrativa da Urbs informou, por meio de assessoria de imprensa, que o atraso no atendimento foi provocado pela queima da fonte de um sub-roteador, que faz a comunicação entre os vários terminais da empresa. O serviço é prestado pela Brasil Telecom. Segundo a assessoria, o contrato com a prefeitura prevê que problemas deste tipo sejam resolvidos num prazo máximo de quatro horas ou seja, o conserto teria sido feito dentro das normas.
A rodoferroviária é o único ponto de venda de créditos para o usuário comum (que não recebe a passagem por meio da empresa), além da internet (www.curitiba.pr.gov.br). Apesar dos usuários se queixarem do fato de essa não ser a primeira vez que acontece o atraso, a Urbs afirma que quedas no sistema são raras e que não há reclamações registradas por esse motivo. Reclamações ou informações sobre o atendimento da Urbs podem ser feitas pelo 156, ou pelo (41) 3340-8156.
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