Meses de férias são os mais movimentados do ano no Detran
Os postos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) em Curitiba voltaram a registrar longas filas na manhã desta terça-feira (6). O movimento não foi tão intenso quanto o dos últimos dias de dezembro, quando milhares de pessoas foram até o órgão para tirar a primeira habilitação. O objetivo era escapar das novas regras que entraram em vigor em 1º de janeiro e aumentaram a carga horária nas autoescolas.
A reportagem do telejornal ParanáTV 1ª edição mostrou que no posto do Detran na Rua João Negrão, no centro da capital, a fila dobrava a esquina. Quem buscou atendimento no posto do órgão no bairro Hauer também enfrentou fila. A empresária Elaine Figueiró conta que é a segunda vez que tenta atendimento. Ela foi ao Detran na segunda-feira, mas teve de voltar nesta terça-feira.
Segundo a assessoria de imprensa do Detran, foram distribuídas 200 senhas para atendimento ao público em cada um dos postos. O bancário Ramon Campos reclamou da demora no atendimento e da falta de pessoal. "A gente chega as sete da manhã e quando chega ali já acabaram as senhas e não tem como pegar mais. Além disso, dos dez guichês só quatro estão atendendo", disse em entrevista ao telejornal.
Normalmente os meses de janeiro e julho são os mais movimentados no Detran, informa a assessoria. O motivo seria o período de férias, em que muitas pessoas usam o tempo livre para buscar estes serviços.
Novas regras
As novas regras do Conselho Nacional de Trânsito para quem vai tirar carteira de motorista já estão valendo. Quem for fazer a carteira terá que assistir a mais aulas e também terá que gastar mais dinheiro.
A taxa do Detran, que tem reajuste anual, passou de R$ 119,06 para R$ 126,68. Quem iniciar agora terá que passar por 45 horas de aulas teóricas em vez das 30 e 20 horas de aulas práticas em vez das 15 exigidas até o ano passado.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora