O vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que ocorreu neste fim de semana, registrou 15,1% de ausência. Isso significa que 2.463 dos 16.282 inscritos estão fora da disputa pelas 2.602 vagas em 63 cursos divididos em 11 câmpus da instituição em todo o estado. Esse número representa um aumento de 69% na desistência de concorrentes se comparado com a edição do ano passado, em que os ausentes representaram 8,93% do total de inscritos. A previsão é que o resultado saia no dia 19 de dezembro. Segundo o presidente da comissão de vestibular da UTFPR, Jair Almeida, as provas transcorreram sem imprevistos.
Os alunos ouvidos ontem pela Gazeta do Povo consideraram as questões do primeiro dia relativamente fáceis. A candidata a uma vaga em Design Gráfico Mayra Burtet, de 17 anos, contou que, entre as provas das matérias específicas, aplicadas ontem, a de História foi a mais difícil e que a de Língua Portuguesa apresentou textos muito extensos. Em compensação, segundo ela, as questões do primeiro dia não estavam complicadas. O vestibulando de Sistemas de Informação Zeno Rocha, 17, que já foi aprovado no mesmo curso na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), concorda com Mayra sobre as provas do primeiro dia, mas, de acordo com ele, a específica de matemática foi a mais difícil entre as exigidas para ele. "A prova de ontem (sábado) não foi muito difícil, não. Hoje, achei a de matemática a mais difícil. Mas todas as questões estavam bem elaboradas e, se comparada com a prova que já fiz na PUC, a da UTFPR estava mais difícil", diz o candidato.
UniCuritiba
Ontem também ocorreu o vestibular do UniCuritiba, que registrou cerca de 5% de ausentes entre os 2.768 inscritos para 1.770 vagas em cursos de tecnologia, bacharelado e licenciatura mesmo porcentual registrado no ano passado. A previsão é o que resultado seja divulgado no dia 10 de dezembro.
Já quem tenta uma vaga na Universidade Estadual de Maringá (UEM) ainda tem pela frente mais dois dias de exames. Ontem foram aplicadas as provas de conhecimento geral, cujo gabarito provisório já foi divulgado e pode ser acessado no site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br). Hoje, serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literaturas em Línguas Portuguesa e Estrangeira, além da prova de Redação. E amanhã acontece a prova de conhecimentos específicos. Os candidatos disputam ao todo 1.582 vagas em 50 cursos. Medicina é o curso mais concorrido, com cerca de 105 candidatos por vaga. Arquitetura e Urbanismo aparece em segundo lugar, com 33 candidatos por vaga.