• Carregando...

Novidades no teste

• No primeiro dia do vestibular, o aluno resolverá, em 4 horas, 70 questões de língua estrangeira, Matemática, Química, Biologia, Física, História e Geografia, valendo um total de 7 mil pontos.

• No segundo dia, o vestibulando faz, também em 4 horas, uma redação e resolve 10 questões de Português e Literatura, valendo no total 3 mil pontos. Ainda resolve 50 questões de duas disciplinas selecionadas de acordo com o curso escolhido, valendo 6 mil pontos.

• O vestibulando pode optar por usar a nota do Enem, que será convertida para o sistema de pontos da UTFPR (de 0 a 10 mil). Esse resultado será comparado com a soma de duas notas: a do primeiro dia de prova e a das questões de Português e de Redação (que também podem chegar a 10 mil pontos). A pontuação maior é a que conta para a nota final do vestibulando.

Às vésperas do seu 98.º aniversário, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou mudanças no vestibular. A principal delas é a adoção de cotas sociais: a partir do próximo processo seletivo, metade das vagas em todos os cursos de graduação será reservada para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. "A lei ainda não obriga as instituições públicas a adotar as cotas, mas com a decisão quisemos tomar posição diante do tema. Esse é o resultado de quatro anos de debate interno", afirmou o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Carlos Cantarelli.

O reitor da universidade, Éden Januário Netto, ressaltou que, hoje, a presença do estudante de escola pública na universidade já é respeitável. "Nos nossos dois últimos vestibulares, quase 50% dos aprovados eram egressos do ensino público", disse. Analisado isoladamente, o número poderia significar que as cotas não são necessárias. No entanto, a adoção da reserva de vagas se justificaria por causa da má distribuição desses calouros entre os cursos.

"Os alunos de escola pública estão concentrados em alguns cursos, enquanto pelo outro lado temos graduações onde a presença desses estudantes é bem baixa. É esta realidade que desejamos mudar", argumentou o reitor. Para Januário, a aprovação das cotas representa a continuidade de um traço histórico da instituição – o reitor lembrou o decreto federal de 1909 que criava, em todos os estados, uma Escola de Aprendizes e Artífices, o precursor dos Cefets. O decreto dizia ser necessário "habilitar os filhos dos desfavorecidos da fortuna".

Cotas raciais

Januário afirmou que a adoção das cotas raciais ainda pode vir a ocorrer no futuro. "Preferimos agir passo a passo. Ano que vem faremos uma avaliação das cotas socioeconômicas, e podemos agregar novas variáveis para o futuro, incluindo as cotas raciais", disse, ressaltando o alcance que a decisão tem: "Como somos a única universidade pública do Paraná com presença em todo o estado, acredito que a adoção das cotas tem impacto sobre a maioria das cidades paranaenses."

As cotas, no entanto, não são a única mudança no vestibular da UTFPR. A prova continuará a ser realizada em dois dias, mas a distribuição das matérias mudou. No primeiro dia, o aluno fará uma prova de conhecimentos gerais, com todas as disciplinas – exceto Língua Portuguesa e Redação, que ficam para o segundo dia, junto com questões específicas de duas matérias, escolhidas de acordo com o curso. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também terão a opção de usar o resultado da prova, que será convertido para o sistema de pontos do vestibular da UTFPR e comparado com o desempenho do vestibulando nas prova de conhecimentos gerais, Português e Redação – vale a melhor nota. "Mesmo quem optar por usar o resultado do Enem precisa fazer todas as provas", alerta Cantarelli.

Serviço: as inscrições para o vestibular da UTFPR começam em 1.º de outubro e podem ser feitas pelo site www.utfpr.edu.br. A taxa é de R$ 75 para os cursos de graduação e R$ 33 para os cursos técnicos. As provas do vestibular ocorrem em 1.º e 2 de dezembro e as dos cursos técnicos, em 25 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]