Começa nesta segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano. Até o dia 22 de maio, quase 40 milhões de pessoas devem ser imunizadas – o equivalente a 80% do público-alvo. No Paraná, 2,9 milhões de pessoas têm direito à vacina.
Devem tomar a vacina, gratuitamente, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes; pessoas com mais de 60 anos; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis; trabalhadores da saúde; indígenas; mulheres que tiveram filhos há até 45 dias; detentos e funcionários do sistema prisional.
O “dia D” da campanha será no próximo sábado (9), no qual todos os postos de saúde do estado disponibilizarão a aplicação das doses.
Segundo a Secretaria estadual de Saúde, 16 pessoas morreram por complicações de gripe no ano passado. Destes, ainda de acordo com a secretaria, 10 tinham direito à vacina, mas não a tomaram.
Para tomar a vacina, é necessário levar carteira de vacinação e identidade (ou registro de nascimento, no caso de bebês). Doentes crônicos também precisam apresentar prescrição médica. Grávidas e puérperas devem apresentar a carteira de gestante.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora