Pelo menos oito mil postos de saúde em diversas regiões do Paraná estarão envolvidos na campanha de vacinação contra a paralisia infantil, também conhecida como poliomielite, que começa neste sábado (10) em todo o estado. A meta da Secretaria Estadual de Saúde é que as 1,6 milhão de doses sejam suficientes para imunizar 100% das crianças paranaenses de zero a cinco anos. Em Curitiba, a expectativa é que pelo menos 95% das cerca de 124 mil crianças que vivem na capital sejam vacinadas.
Neste ano, a vacinação será feita em duas etapas. A primeira acontece neste sábado e a segunda no mês de agosto. A divisão da campanha é feita para que haja oportunidade dos três vírus causadores da paralisia infantil, e que fazem parte da composição da vacina, sejam implantados no organismo e produzam anticorpos, imunizando as crianças. Na capital, 250 mil doses estão sendo oferecidas pela Secretaria de Saúde.
Pais cientes
Os pais devem estar cientes de que a paralisia infantil é uma doença grave, que causa paralisia das pernas em um primeiro estágio, pode paralisar outras partes do corpo e organismo e levar a criança à morte. A moléstia está erradicada do Paraná há 20 anos. Mesmo as crianças que foram vacinadas contra poliomielite no ano passado devem receber a nova dose.
O período para vacinar as crianças vai das 8h às 18h. Além dos postos de saúde, outros locais como supermercados, escolas e creches também estarão participando da campanha. Em todos os pontos será possível colocar todas as vacinas em dia, uma vez que os postos estarão preparados com doses de outras vacinas. Para saber qual é o local mais próximo de sua casa, ligue para o telefone 156.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora