• Carregando...

Apenas 55% dos curitibanos que devem tomar a vacina contra a gripe foram imunizados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (21), 148 mil doses da vacina haviam sido aplicadas. A meta é vacinar mais 70 mil pessoas até a próxima sexta-feira, 25, último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe promovida pelo Ministério da Saúde.

Os números de Curitiba estão próximos da estimativa estadual, que calcula ter vacinado 921 mil pessoas, o equivalente a 56% do público alvo. m Curitiba, o segmento com maior número de comparecimento é o de idosos, com 57,2% de imunizados, seguido pelas crianças de até 2 anos, com 51% de vacinados. Já entre as grávidas, apenas 45% foram imunizadas.

Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, pessoas com mais de 60 anos e gestantes em todas as etapas da gravidez. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e protege contra três tipos de vírus, inclusive o causador da influenza A (H1N1). A meta do governo federal é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a 80% do público-alvo.

Vacina não oferece risco

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é segura e não apresenta efeitos colaterais. Apenas pessoas alérgicas à proteína do ovo ou que apresentaram reações adversas às vacinações anteriores não devem se vacinar. Pacientes diagnosticados com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

Serviço

Campanha nacional de Vacinação contra a Gripe. Até sexta-feira, 25 de maio.

Público alvo: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes em todas as etapas da gravidez e bebês entre 6 meses e 2 anos incompletos.

A vacina pode ser encontrada nas unidades básicas de saúde, durante o horário normal de funcionamento de cada unidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]