Termina nesta sexta-feira, 9 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em Curitiba, 58% da meta das 310 mil pessoas que compõem o público alvo já foi atingida. No Paraná, o número é menor, cerca de 50% dos 2,9 milhões de pessoas foram vacinadas, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Apesar de ainda estar longe da totalidade a cinco dias do fim da campanha, o estado tem o maior índice de vacinação do país. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pede para que os paranaenses que ainda não foram vacinados procurem a unidade de saúde mais próxima com documento de identificação e carteira de vacinação (quem não tem pode fazer no local).
A vacina é distribuída gratuitamente em todas 2,5 mil unidades básicas de saúde do estado (109 em Curitiba) para crianças de 6 meses até 5 anos de idade, idosos, gestantes, mulheres em pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, indígenas, profissionais da saúde e detentos. A vacina das crianças é dividida em duas doses com intervalo de 30 dias.
A dose protege contra os três tipos mais comuns da gripe: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, e demora cerca de 15 dias para fazer efeito. Quem se vacinou no ano passado, deve tomar a dose novamente neste ano. Exceção feita para pessoas que já apresentaram reações adversas em vacinações anteriores ou têm alergia a ovo.
2013
No ano passado, foram vacinados 2,6 milhões de paranaenses. O governo do estado registrou 1,7 mil casos de gripe e 61 pessoas morreram em consequência da doença.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora