A vacina Pneumocócica 10-Valente começou a ser aplicada em crianças menores de dois anos na segunda-feira (12) e tem deixado pais e responsáveis com algumas dúvidas. Essa vacina protege contra um tipo de meningite a pneumocócica - e também contra otite, sinusite e pneumonia. Não havia registro de falta dessa vacina em Curitiba e no interior do estado, de acordo com as secretarias de saúde do estado (Sesa) e do município (SMS).
A médica pediatra Iolanda Maria Novadzki, da Sesa, explicou que não se trata de uma campanha de vacinação, por isso não é preciso "correr" aos postos de saúde. A Pneumocócica 10-Valente foi incluída no calendário de vacinação infantil pelo Ministério da Saúde em março de 2010 e é disponibilizada para crianças entre seis meses e 1 ano 11 meses e 29 dias permanentemente. Anteriormente, essa vacina era aplicada apenas em bebês prematuros e também nas clínicas particulares.
Já a SMS explicou que a vacinação deve ocorrer aos dois, quatro e seis meses. Apesar disso, o esquema de imunização em 2010 será diferente. Sendo assim, crianças de até 6 meses precisam tomar três doses, com intervalo de dois meses, mais um reforço após 1 ano. Já os bebês entre 7 e 9 meses precisam tomar duas doses e mais um reforço após completar 1 ano. Com relação aos pequenos entre 10 e 11 meses, devem receber duas doses. E crianças entre 12 e 23 meses receberão dose única.
Outra vacina pode ser incluída no calendário no segundo semestre
Uma vacina que protege contra outro tipo de meningite a meningocócica C poderá ser incluída no calendário de vacinação pelo Ministério da Saúde no segundo semestre. O Ministério estuda essa possibilidade e, até o momento, não há nada oficial.
Por esse motivo, os pais não devem confundir as duas vacinas. As duas imunizam contra "tipos" diferentes de meningite, causadas por diferentes bactérias.