Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

Vacinação contra meningite deixa pais em dúvida

A vacina Pneumocócica 10-Valente começou a ser aplicada em crianças menores de dois anos na segunda-feira (12) e tem deixado pais e responsáveis com algumas dúvidas. Essa vacina protege contra um tipo de meningite – a pneumocócica - e também contra otite, sinusite e pneumonia. Não havia registro de falta dessa vacina em Curitiba e no interior do estado, de acordo com as secretarias de saúde do estado (Sesa) e do município (SMS).

A médica pediatra Iolanda Maria Novadzki, da Sesa, explicou que não se trata de uma campanha de vacinação, por isso não é preciso "correr" aos postos de saúde. A Pneumocócica 10-Valente foi incluída no calendário de vacinação infantil pelo Ministério da Saúde em março de 2010 e é disponibilizada para crianças entre seis meses e 1 ano 11 meses e 29 dias permanentemente. Anteriormente, essa vacina era aplicada apenas em bebês prematuros e também nas clínicas particulares.

Já a SMS explicou que a vacinação deve ocorrer aos dois, quatro e seis meses. Apesar disso, o esquema de imunização em 2010 será diferente. Sendo assim, crianças de até 6 meses precisam tomar três doses, com intervalo de dois meses, mais um reforço após 1 ano. Já os bebês entre 7 e 9 meses precisam tomar duas doses e mais um reforço após completar 1 ano. Com relação aos pequenos entre 10 e 11 meses, devem receber duas doses. E crianças entre 12 e 23 meses receberão dose única.

Outra vacina pode ser incluída no calendário no segundo semestre

Uma vacina que protege contra outro tipo de meningite – a meningocócica C – poderá ser incluída no calendário de vacinação pelo Ministério da Saúde no segundo semestre. O Ministério estuda essa possibilidade e, até o momento, não há nada oficial.

Por esse motivo, os pais não devem confundir as duas vacinas. As duas imunizam contra "tipos" diferentes de meningite, causadas por diferentes bactérias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.