• Carregando...

A segunda fase da campanha de vacinação contra a poliomielite tem início dia 19 em todo o país. Todas as crianças com menos de cinco anos de idade devem tomar a vacina Sabin. A doença também é conhecida como paralisia infantil. Inicialmente a imunização aconteceria dia 22 de agosto, no entanto, a data da segunda campanha foi alterada por causa da gripe A H1N1, para que não houvesse aglomeração nos postos de saúde e demais locais de vacinação.

Já as crianças de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Maringá, Noroeste, poderão ser imunizadas a partir da segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, a vacinação na cidade sempre começa na semana anterior ao sábado em que ocorrerá a campanha. Isso porque o município atende também muitas crianças do Paraguai e de outras regiões da fronteira. E elas têm dificuldades para irem aos postos de saúde no sábado, por isso há necessidade de começar a vacinação com antecedência, principalmente nas creches e escolas da cidade.

Os pais não devem esquecer de levar a cateirinha de vacinação dos pequenos. Aqueles que estiverem resfriados também devem receber as gotinhas. No caso de crianças imunodeprimidas e em situações especiais, a orientação é para que as crianças sejam avaliadas pelo pediatra, que decidirá sobre a imunização.

Quem não recebeu a primeira dose da vacina, poderá ser imunizado na segunda fase da campanha. As gotas serão dadas nos postos de saúde, escolas, supermercados, shoppings, entre outros locais. No entanto, as crianças que precisarem receber outras vacinas atrasadas, deverão ser levadas somente aos postos de saúde.

Metas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que a meta é vacinar 100% das 775.650 crianças menores de cinco anos de todo o Paraná. A primeira fase da campanha ocorreu no dia 20 de junho, naquela oportunidade 780 mil pequenos (100,8%) foram imunizados. De acordo com a Sesa, pessoas de outros estados viajavam pelo Paraná naquela ocasião e aproveitaram para vacinar as crianças, por isso o número de imunizações foi maior do que o número de pequenos com até cinco anos no Paraná.

Em Curitiba a meta é imunizar pelo menos 95% dos 123 mil pequenos nessa faixa etária – 116 mil crianças -, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Na primeira fase da vacinação 125.327 crianças (101,7%) receberam as gotinhas. Crianças da região metropolitana foram imunizadas na capital, por isso o número de pequenos vacinados ultrapassou o número de crianças com até cinco anos da cidade.

Em todo o país 14,7 milhões de crianças devem ser vacinadas, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse número corresponde a 95% dos pequenos menores de cinco anos do Brasil.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso central, podendo deixar sequelas e até levar à morte. De acordo com as secretarias de saúde do estado e do município, o último caso da doença no estado foi registrado em 1989,e em Curitiba em 1986. O Brasil erradicou a doença em 1994. No entanto, como a poliomielite ainda tem sido registrada na África e na Ásia, há necessidade de vacinação. Em 2008, houve 1.660 casos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]